Ano 2019Destaques SemanalEdição JS Nr 404, Dez 2019Edições

Auditoria Condominial

Assessoria Jurídica

A gestão eficaz de um condomínio por seu corpo diretivo, exige uma demanda elevada de diversas tarefas e trabalhos além de muita responsabilidade por gerir recursos financeiros de uma coletividade.

O gerenciamento financeiro de forma detalhada das receitas e despesas muitas vezes fica prejudicado porque o síndico e os membros do conselho tem atividades profissionais próprias, pessoais não dispondo de tempo para essa gestão detalhada.

A administração de um condomínio tem semelhança a de qualquer empresa, tendo riscos:financeiros, trabalhistas, fiscais e falta de rotinas e procedimentos.

Em toda e qualquer ocorrência de irregularidades os condomínios são onerados com custos adicionais inesperados, os síndicos e conselheiros podem ser responsabilizados legalmente, isso mesmo se o erro for originado por empresa administradora.

Com o crescimento urbano, expansão das grandes cidades, chegada dos bairros verticais deu destaque a empresas especializadas em gestão condominial, onde muitos condomínios optam por deixar tudo ás mãos de empresas administradoras, que também possuem centenas e dezenas de clientes e acabam pactuando contratos operacionais e burocráticos com os condomínios.

Diante desse cenário não se tem, na maioria das vezes, uma garantia plena de que requisitos de uma eficaz gestão condominial, esteja sendo cumprida.

PARECER PROFISSIONAL INDEPENDENTE
O Contador especialista em auditoria é o profissional habilitado para realizar o trabalho, deve estar registrado no Conselho Regional de Contabilidade, deve ter preservada sua  independência no parecer, transparência em suas praticas profissionais, preservar as normas que regem a profissão, agindo com lisura e imparcialidade e ética que a profissão exige.

Dentro do seguimento global de Auditoria, tem crescido a demanda de AUDITORIA CONDOMINIAL, operacionalmente  diferente da Auditoria Contábil que é realizada por amostragem a AUDITORIA CONDOMINIAL é realizada por exame documental completo e detalhado de todas as peças que compõem a prestação de contas do condomínio.

Com propósito  de respaldar o corpo diretivo, provendo mais transparência e confiabilidade da prestação de contas na assembléia geral perante os condôminos a AUDITORIA CONDOMINIAL realiza os exames verificando se os documentos atendem os atributos de : autenticidade, normalidade, legitimidade e validade com relação as normas de legislação, convenção, deliberação em assembleias e se as praticas administrativas ocorreram  com lisura.

AUDITORIA CONDOMINIAL PREVENTIVA
Realizada por exame documental completo e detalhado de todas as peças que compõem a prestação de contas do período analisado.
Nessa modalidade se objetiva o monitoramento constante das despesas e receitas do condomínio, acompanhamento da evolução das contas, antecipando situações que possam causar prejuízos á coletividade, aprimorando informações gerenciais, identificando oportunidades de melhorias de controles internos  e processos de trabalho visando asseguração de rotinas prevenindo praticas fraudulentas e prevenindo irregularidades, assegurando que  a empresa administradora adota processos e praticas confiáveis resguardando administração do sindico e a lisura de sua prestação de contas  mensais e aprovação em assembléia geral.

Auditoria preventiva produz parecer com relatórios mensais de forma detalhada, esses relatórios mensais são produzidos com apontamentos de falhas, inconformidades com possíveis causas e efeitos, são recomendados correções, sugestões de melhorias e pontos de atenção.

 

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Faça seu anúncio no JS pelo WhatsApp