Começo de ano é o momento em que tradicionalmente se reserva para fazer aquela reflexão sobre a vida e os relacionamentos, estabelecer metas, projetos e sonhos para o novo ciclo. Entre as resoluções, costumam aparecer: inscrever-se em um curso, mudar de casa, ser mais organizado e produtivo e cuidar da saúde – e que tal incluir aqui uma atenção especial às emoções?
Justamente nesta ocasião em que as pessoas estão mais inspiradas e motivadas para revisar suas vidas que acontece a campanha Janeiro Branco de conscientização sobre saúde mental.
O Síndico(a) tem um papel importante para realizar uma campanha de conscientização, promover o bom aproveitamento dos espaços e áreas de lazer, eventos que fomentam a socialização e palestras.
“Síndicos são indispensáveis e devem se empoderar de sua liderança. Vocês têm nas mãos uma arma para curar as pessoas dos seus condomínios. Montem campanhas de conscientização de cuidados com a saúde, compartilhando esses dados e dicas. Estimule os moradores a se movimentarem a cada 40 minutos, convide-os para descer para se divertirem”, sugere Luciana Ross.
A síndica profissional Juliana Moreira é conhecida por ser “festeira”. Além de eventos e encontros sociais, ela também firma parcerias com empresas de massagem nos condomínio onde tem spa e contrata assessoria esportiva para implantar grade de aulas.
“Além de incentivar o bom uso, momentos prazerosos e valorização das áreas comuns e do empreendimento, os moradores fazem atividade física e interagem com outros moradores. Eles enxergam valor, vêm retorno”, explica.
Ela vai promover ciclo de palestras sobre cuidados com saúde mental com especialistas para os condôminos para as pessoas saberem como pedir ajudar, priorizando os condomínios onde houve as tentativas e o episódio de suicídio.
Orientações e cuidados com saúde mental para todas as pessoas
Confira abaixo uma série de orientações fornecidas pela terapeuta Luciana Ross que podem ser adotadas por qualquer pessoa e ajudar nos cuidados de sua saúde mental:
- O estresse é cumulativo, o descanso, não; por isso ele deve ser diário.
- Atenção ao excesso de estímulo: o sistema nervoso perde a capacidade de se autorregular.
- Falta de autorregulação do sistema nervoso leva as pessoas a dormirem por exaustão e não por relaxamento. O corpo não aguenta. Aprenda a ficar em silêncio consigo mesmo e relaxar.
- Não pegue o celular logo que acordar – cuidado com a hiperestimulação.
- A cura para o burnout é o LAZER.
- Mexa-se a cada 40 minutos. O nosso quadril não é preparado para ficar sentado de 8 a 12 horas/dia.
- Levante a cabeça. Não temos pescoço preparado para o “text neck” olhando para o celular/tela muitas horas por dia. Boa parte da dor de cabeça, enxaqueca, exaustão que as pessoas sentem é reflexo disso.
- Resista a abrir o whatsapp quando encerrar o seu dia de trabalho e voltar para casa.
- Lembre-se da sacralização da sua casa: cuide dela.
- Imponha limites aos problemas das pessoas na sua vida. Deixa-as cuidarem de seus problemas e não os pegue para si. Preserve uma relação de respeito.
LEIA TAMBÉM:
- Idosos precisam manter corpo e mente em dia e sempre em movimento
- Profissionais de atividades físicas agora deverão ser contratados pela administração do condomínio
- Energia solar para apartamentos e condomínios
10 dicas práticas de como cuidar da saúde mental (para qualquer pessoa)
Abaixo, confira 10 dicas para fortalecer a saúde mental, do Instituto Janeiro Branco:
- Invista em autoconhecimento;
- Invista em autonomia existencial;
- Procure técnicas/práticas terapêuticas que te fazem bem, como meditação, mindfulness, hobbies (cantar, nadar, pintar, cozinhar, ler, jogar);
- Repeite orientações científicas relacionadas à qualidade de vida (dormir bem, alimentar-se bem);
- Invista em vínculos sociais profundos;
- Enriqueça seus conhecimentos;
- Cultive uma espiritualidade saudável;
- Pratiques exercícios físicos (liberação de hormônios do bem-estar);
- Mantenha relacionamentos ecológicos (fique em contato com a natureza);
- Invista em sentidos próprios de vida.
Fonte: SíndicoNet