Imagine a cena: crianças correndo e falando alto pela área comum, outras disputando brinquedos no parquinho, mais uma discussão na quadra de futebol, amigos brincam de empurrar na piscina, o bebê chora até que alguém diz “chama o síndico” !
Identificou alguma dessas situações acontecendo em seu condomínio? É bem provável que sim, não é verdade?
Como agir diante dessas circunstâncias sem gerar no ambiente um mal-estar entre as pessoas, e sem alterar os ânimos, principalmente no calor da emoção?
É neste momento que entra em cena a Comunicação Não Violenta. Incentivar a comunicação não violenta em um condomínio é uma excelente maneira de promover um ambiente harmonioso e respeitoso para todas as pessoas, incluindo crianças.
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Esta é uma abordagem que busca resolver conflitos e expressar sentimentos de forma pacífica e educativa, evitando palavras ou atitudes agressivas. Como síndico, é importante ter uma atitude empática e colaborativa, mas na maioria das vezes, manter-se imparcial na gestão de conflitos é desafiador.
Na prática, são quatro componentes que integram a comunicação não violenta. Importante ressaltar que não são quatro dicas, ou passos a serem seguidos, e sim, são eixos norteadores que nos motivam a sair do modo automático a que estamos acostumados a responder e agir no dia a dia. Como nenhuma mudança acontece muito rapidamente, treinar e praticar a observação, dissociando o ocorrido com o julgamento que fazemos diante o fato, baseando-se na CNV – Comunicação Não Violenta, as testemunhas da situação a descreveriam da mesma maneira, esse é o primeiro componente. O segundo componente envolve os sentimentos e quando há expressão de sentimentos surge a vulnerabilidade como força e isso aproxima as pessoas. O terceiro é enxergar as necessidades tanto do outro quanto das suas próprias, exemplo disso, é a segurança, um dos motivos pelas quais as pessoas buscam morar em condomínios. O último e não menos importante é o pedido. Sabe aquele ditado: ninguém sabe o que o calado quer? Ter nitidez sobre suas solicitações e pedidos, minimiza ruídos e aumenta consideravelmente o entendimento do que é preciso ser feito. Seja objetivo!
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Colocar-se no lugar do outro é a melhor forma de praticar a harmonia, com foco sempre na solução, sem potencializar o problema, cultivando a empatia e a compaixão, entendendo as perspectivas dos outros, criando relações mais saudáveis.
Incentivar a comunicação não violenta em seu condomínio, é promover a educação onde todos são beneficiados. Adultos se tornam exemplos para as crianças que se sentem parte do processo e aprendem sobre gestão de conflitos.
Mas como colocar em prática a comunicação não violenta em seu condomínio?
Aqui estão algumas dicas para incentivar essa prática no seu condomínio, especialmente entre as crianças:
1) Promova a educação sobre comunicação não violenta. Isso pode ser feito através de palestras, workshops ou distribuição de materiais informativos que explicam os princípios e técnicas da comunicação não violenta. A Conexse Educação e Marketing tem workshops e oficinas lúdicas personalizadas ao seu condomínio, tanto para o público infantil, quanto às oficinas de vivências, onde todos participam!
2) Estimule a empatia: ensine as crianças a colocarem-se no lugar dos outros, compreendendo seus sentimentos e necessidades. Isso ajuda a criar um ambiente mais acolhedor.
3) Resolução de conflitos: ensine as crianças a resolverem conflitos de maneira construtiva. Incentive a busca por soluções que atendam às necessidades de todas as partes envolvidas, ao invés de recorrer à agressão verbal ou física.
4) Mediação: Em situações mais complicadas, considere a possibilidade de ter mediadores para resolver conflitos entre crianças ou adultos.
5) Estabeleça regras claras: tenha regras comunitárias que promovam a comunicação não violenta e explicite as consequências de comportamentos agressivos.
6) Acompanhamento constante: mantenha um acompanhamento regular das relações no condomínio, especialmente quando se trata de conflitos entre crianças, para garantir que a comunicação não violenta seja praticada continuamente.
Promover a comunicação não violenta em um condomínio não apenas melhora a convivência entre os moradores, mas também ensina importantes habilidades de resolução de conflitos às crianças, que poderão aplicá-las em suas vidas futuras.