Administração CondominialAno 2020Edição JS Nr 408, Abr 2020

Conheça a trajetória do profissional que revolucionou o segmento condominial brasileiro

Uma das grandes transformações ocorridas no segmento condominial brasileiro na última década foi o surgimento e consolidação da atividade de síndico profissional. Para que essa atividade, hoje exercida por milhares de pessoas no país, se tornasse realidade, uma pessoa foi protagonista: Ricardo Karpat.

Há exatos dez anos, Ricardo visionariamente levantou a bandeira da profissionalização dessa função. Com olhar permanentemente atento ao desenvolvimento do segmento condominial nacional, enxergou uma nova vertente, num tempo em que os holofotes estavam focados na construção civil, quando a valorização imobiliária acontecia diretamente relacionada aos lançamentos de novos condomínios.

Ricardo Karpat na sessão Especial dia do Síndico no Senado

A 1ª Revolução Condominial
Justamente nessa época, mais precisamente em 2010, Ricardo Karpat, então com 28 anos e grande espírito empreendedor, abriu a Gábor RH, empresa de Recursos Humanos dedicada ao segmento condominial, e lançou o primeiro curso de Síndico Profissional do país.
A novidade foi vista com resistência e até desacreditada por grande parte do segmento. Contudo, a desconfiança rapidamente mostrou-se apenas uma miopia de uma parte dos que vivenciam o setor. O curso logo ganhou força e se consolidou no mercado, colecionando números importantes. Por ele, milhares de interessados passaram. Mais de 5.000 síndicos foram formados presencialmente em nove cidades brasileiras.
Conhecer bem o universo condominial fez toda a diferença para o sucesso alcançado com o curso e com sua empresa. De família tradicional no segmento, Ricardo gosta de dizer que “praticamente nasceu em uma assembleia de condomínios e trabalha efetivamente com administração de condomínios desde seus 17 anos”.

Rogério Tassitani Síndico
5 Estrelas

A vez do síndico profissional
A visão de mercado que Ricardo Karpat teve em 2010 mostrou-se certeira. O síndico profissional tornou-se uma realidade no segmento condominial. Somente em São Paulo, estima-se que existam mais de 8 mil condomínios sendo administrados por esse tipo de profissional. Muitas edificações, inclusive, colocam como exigência não só a contratação de síndico profissional, como também que este tenha curso de formação.
Apesar de atualmente haver diversos cursos de síndico profissional em todo o Brasil, o curso da Gábor RH é líder nacional e reconhecido pela sua excelência de qualidade. Hoje, pode-se dizer que a cultura de ter esse tipo de profissional, que parecia impossível anos atrás, está consolidada.
A 2ª Revolução Condominial: criando uma nova era
Como acontece em todo tipo de segmento, o crescimento da demanda por síndicos profissionais também fez ampliar o número de empreendedores e empresas aventureiras, que se lançaram como especialistas nessa formação.
Preocupado em manter o alto nível de preparo profissional e em tentar coibir esses aventureiros, Ricardo Karpat promoveu mais uma revolução, trazendo ao mercado mais uma inovação: o Certificado Síndico 5 Estrelas. Validada pela Fundação Vanzolini, principal certificadora do Brasil, gerida por professores da USP (Universidade de São Paulo). A Certificação permite aos condomínios contratantes, terem a certeza de que o Síndico Profissional contratado tem capacidade e conhecimento para exercer a função, uma vez que para conquistá-lo o candidato deve apresentar certidões negativas e realizar um rigoroso teste de proficiência.
Mais uma vez as pedras foram jogadas e a concorrência desleal usou de diversos artifícios para tentar inibir o surgimento de algo tão valioso. “Para mim, o mais repudiante foi ter que lidar com fake news, algo que nunca imaginei”, diz Karpat. Experiente, ele novamente superou os obstáculos, criando algo ainda mais inovador e transformador para o segmento condominial.
O sucesso da certificação pode ser medido com seus alunos pioneiros. Os primeiros Síndicos 5 Estrelas Certificados já colhem seus frutos, com o crescimento de suas carteiras de clientes em média 65% em apenas 10 meses. “O que falar da Certificação Síndico 5 Estrelas? Ter a principal diferenciação do segmento condominial é algo extraordinário, recebemos constantemente solicitações de novos orçamentos e quando estamos em uma assembleia de eleição, desde então, sempre fomos escolhidos”, destaca Rogerio Tassitani, Síndico Profissional Certificado.

A Voz dos Síndicos
Além de todo esse trabalho através da Gábor RH e do Certificado Síndico 5 Estrelas, Ricardo Karpat, literalmente, deu voz aos síndicos profissionais. Na rádio CBN, uma das principais emissoras de notícias do país, tem uma coluna chamada “A Voz dos Síndicos”, onde destaca os diferenciais do exercício dessa atividade.
Mais recentemente, em dezembro de 2019, Karpat mais uma vez deu voz aos síndicos, quando representou a categoria profissional durante sessão solene no Senado Federal em homenagem ao Dia do Síndico.
Na ocasião, em discurso no púlpito, trouxe aos parlamentares o tamanho do segmento, mostrando que o surgimento da profissão de síndico de maneira direta pode trazer em torno de 300 mil empregos e, de maneira indireta, entre 800 mil e 900 mil empregos, o que representa uma relevante contribuição para a economia nacional. Foi mais um momento marcante nessa trajetória dedicada à transformação e qualificação da gestão condominial brasileira.

Ricardo com seu pai Gabriel Karpat referência para os
filhos na área condominial

Representatividade e ambição
Mesmo depois do sucesso alcançado, Ricardo Karpat mantém-se motivado e totalmente dedicado na divulgação, qualificação e crescimento da profissionalização do síndico.
Para os próximos anos, Ricardo Karpat tem como ambição ampliar a representatividade da Gábor RH no país. “Neste ano, já estaremos presentes em 12 cidades, sempre com o objetivo de fincarmos a bandeira da profissionalização do Síndico, oferecendo cursos de excelente qualidade. Há um enorme mercado para isso e precisamos ocupar de modo a reduzir ou eliminar um grave problema que temos hoje nesse setor: a existência de cursos de baixíssima qualidade, que não preparam os profissionais para lidarem com os desafios existentes nessa profissão.”
Sobre a Certificação Síndico 5 Estrelas, Ricardo é ainda mais ousado: “atualmente, muitos condomínios contratam exclusivamente, através de nossa plataforma, os Síndicos Certificados. Nosso objetivo é que, no máximo em 18 meses, os condomínios das principais cidades brasileiras contratem exclusivamente síndicos que comprovaram sua capacidade e conhecimento para exercer a função”.

Revolta transformada em ação
“Por anos vi e me indignei com o que acontecia no setor condominial e minha motivação sempre foi buscar sua transformação e profissionalismo”, ressalta Ricardo. Ele explica que em muitos casos onde o síndico não domina o exercício da própria atividade, a cadeia é corrompida, o que envolve valores combinados entre administradoras ou funcionários e prestadores de serviços em geral.

No congresso Gábor com os jornalistas Hermano Antônio Henning e Carlos Alberto Sanderberg.

“Infelizmente, embora em pequeno número, também existem síndicos corruptos, que roubam seus condomínios por meio da supervalorização de valores”, alerta o empresário. Para Karpat, “essa corrupção é reduzida no universo do síndico profissional, uma vez que qualquer ocorrência pode eliminá-lo da profissão, sem que ele consiga outro condomínio para atuar.”
Pensando no lado positivo, Ricardo ressalta entre os resultados da atuação de um síndico profissional competente a diminuição de gastos, a valorização do patrimônio e o aumento de segurança e de comodidade. “As vantagens são para todos.
De um lado, os condôminos só têm a ganhar. Do outro, a economia é aquecida com a geração de milhares de novos e bons empregos, com a possibilidade de ótimos ganhos.”
Síndicos profissionais competentes e verdadeiramente qualificados para a função, de fato, tornam-se muito bem sucedidos.
“A remuneração pode alcançar os R$ 30 mil mensais, já que o mesmo profissional normalmente tem uma carteira de condomínios, administrando-os simultaneamente”, descreve Karpat, feliz por revolucionar um segmento que passou da inércia para a pujança e que hoje oferece excelentes oportunidades para condomínios, condôminos e trabalhadores.

Fonte:
Materia publicada na
Edição 17 da Revista Só Aqui Condomínios.
Republicada na integra com autorização da editora.
www.condomeeting.com.br

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Faça seu anúncio no JS pelo WhatsApp