Destaques SemanalEdição JS Nr 421, Mai 2021Edições

Cuidar do bem estar e da segurança dos moradores, é preservar o patrimônio da comunidade

Síndico em Destaque

O Síndico em Destaque da coluna este mês de Maio de 2021, é o síndico Carlos Cezar de Moura Carvalho (foto), síndico do Condominio Via Enseada Home Club, na Av. das Araucárias lote 4400, com 496 unidades, em Águas Claras – DF.

1 – O que é ser Síndico pra você?
R: É cuidar do bem estar e da segurança dos moradores, é preservar o patrimônio da comunidade e buscar sempre melhorias pro dia a dia das famílias que vivem no Condomínio.
2 – Como você faz pra conciliar suas atividades pessoais, com a de Síndico?
R: Condicionando e mostrando aos moradores que o condomínio deve funcionar como empresa, com horário comercial a ser cumprido e que o Síndico é apenas o gestor a frente da organização, portanto, tem sua vida pessoal como todos eles, claro que as situações emergências são tratadas de imediato, independente do horário e do dia.
Para isso funcionar, primeiro instruímos a equipe pro dia a dia e ficamos a frente da coordenação.
3 – Quando assumiu o condomínio quais dificuldades encontradas e qual o maior problema que enfrentou no seu condomínio?
R: As dificuldades eram muitas, dentre as principais estavam a alta inadimplência, os gastos elevados com contratos de manutenção e principalmente, com consumo de energia e água nas áreas comuns. Tínhamos que buscar alternativas para redução de tudo isso, além de melhor significativamente a comunicação entre moradores e a administração.
4 – Quais foram as melhorais implantadas na sua gestão e qual economia o condomínio obteve com a implantação dessas melhorais?
R: Optamos inicialmente pelo uso de energia solar compartilhada em forma de consórcio, através de uma fazenda geradora em ambiente externo ao Condomínio, ou seja, custo zero de implantação e uma economia anual da ordem de 15%. Além disso, passamos a coletar e utilizar água de chuva, adquirimos também uma estação de tratamento que usamos após a captura da água consumida pelos moradores em suas máquinas e tanques de lavar, reduzimos assim também os gastos com água potável na limpeza e manutenção dos nossos jardins e espelhos d’agua.
Após essas medidas de redução de gastos e principalmente de sustentabilidade, passamos a exercitar e implementar ações voltadas para proteção e redução de impactos no nosso meio ambiente. Aqui temos todos os resíduos separados e recolhidos de forma apropriada.

Por exemplo: nossos resíduos orgânicos são recolhidos e levados para uma fazenda de compostagem retornando ao Condomínio em forma de adubo e hortaliças para nossa alimentar nossa horta comunitária.
Temos o recolhimento em separado de recicláveis com a separação inclusive de vidros, além de remédios vencidos, pilhas e eletrônicos.
A ideia é não poluir e proteger a natureza. Somos hoje um condomínio com a comunidade toda sensibilizada e preocupada com o meio ambiente.
5 – Quais foram as principais mudanças impactadas pela pandemia em seu condomínio?
R: Acho que idêntico a todos, a falta de convivência em grupo, ausência de calor humano, devido ao isolamento que todos tivemos que exercitar. Fechamos os ambientes de festas e lazer, o que impactou muito na vida tanto e adultos como das crianças.
6 – Qual o papel da administradora de condomínio e como ela pode ajudar o síndico?
R: Entendo que se trata de uma grande aliada no nosso dia a dia, deve ser explorada no bom sentido pelos Síndicos. Como centro de consulta e tratativa nas questões de pessoal, de novas contratações, contábeis e trabalhistas. No apoio e assessoramento durante as assembleias, montagem do orçamento anual.
7 – Você conhece a Lei Geral de Proteção de Dados? Seu condomínio está preparado para cumprir as exigências da LGPD?
R: Sim conheço um pouco, é algo novo e precisamos nos adaptar a essa nova realidade. Estamos instruindo a equipe para atender as exigências da Lei e não expor dados de ninguém.
8 – Como os condôminos / moradores podem ajudar na Gestão e melhorar a performance do síndico?
R: Principalmente sendo também nossos olhos, apontar para administração o que precisa ser corrigido, as falhas identificadas, apresentar sugestões.
São eles que também irão se beneficiar. A comunicação entre os moradores e administração é fundamental, deve sempre estar aberta.
9 – Com respeito a acessibilidade, visto que recentemente um condomínio de Brasilia foi condenado a indenizar morador cadeirante, como o síndico deve encarar essa necessidade?
R: Hoje é algo imprescindível, não tem como o administrador deixar de realizar as obras necessárias para atender também aos portadores de necessidades. Essa é uma preocupação constante do nosso dia, qualquer ambiente novo ou reforma a ser feita a acessibilidade tem que ser atendida.
10 – Segurança é uma questão primordial, quais medidas são tomadas para melhorar o acesso ao condomínio?

R: Essa é uma questão de todos, mas muito peculiar a cada Condomínio pois depende da estrutura física existente do tipo de construção, enfim, temos sempre que buscar alternativas que aumentam a eficiência e a eficácia do controle de acesso tanto de prestadores de serviço quanto de visitantes.
11 – Toda edificação necessita de cuidados especialmente as manutenções periódicas, seguindo manuais das áreas comuns, normas e legislação vigente. Como você está lidando com obras, reformas e manutenção em seu condomínio?
R: Essa questão também é diária, aqui por exemplo, estamos buscando judicialmente os reparos das anomalias apresentadas na construção dentro do período de garantia do imóvel. Independente disso, manutenção preventiva é a forma mais barata e mais inteligente de minimizar custos futuros mais expressivos.
12 – Qual a mensagem você passaria para futuros síndicos?

R: Sejam extremamente cuidadosos com as questões de segurança do Condomínio, cuidem da reposição e troca de equipamentos que possuem prazos de validade, estejam atentos a qualquer tentativa de violência, principalmente contra mulheres e crianças e finalmente seja muito, muito pacientes, saibam ouvir as pessoas. Atuem sempre sem esquecer a visão e o bem estar do coletivo

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Faça seu anúncio no JS pelo WhatsApp