Jornal do SindicoMeio Ambiente

Jornal do Síndico 34 Anos de Comunidade Condominial

Em abril de 1984, foi fundado em Brasília  o JORNAL DO SINDICO, veículo  especializado em matérias para administração em  condomínios verticais e horizontais e predial, vindo a ser pioneiro no país nesse setor.

Sua  circulação desde esse data tem sido pela sistema de mala direta através de entrega aos destinatários pelos Correios, e atualmente  conta com aproximadamente 20.000 ( vinte mil leitores)  que são formadores e multiplicadores de opinião, entre síndicos, administradores prediais, condôminos, executivos do poder público, empresários, entre outros.

Ao longo desses 33 anos, o jornal  através de matérias publicadas em suas páginas, ajudou  a criar as prefeituras de quadras do Plano Piloto  e os respectivos conselhos comunitários das asas Norte e Sul. Na área ambiental   formou fileiras com a comunidade e deu apoio exclusivo para a criação dos parques ecológicos  da Asa  Norte e Asa Sul, basta ver nas coleções de seu arquivo as edições de dezembro de 1992 e  julho de 1993 e  idealizou em 1995 o parque ecológico da Ponte Alta do Gama, oficializado pela  Lei Distrital  1.202 de 20 de setembro de 1996, cujo autor  legislativo  foi  o ex-deputado desta Casa Antônio José, o CAFÚ, (PT).      A criação desse parque permite proteger uma biodiversidade de aproximadamente 300 hectares no Gama, com várias nascentes e matas.

Por esses serviços, em 30 de maio de  1996, o jornalista Vicente Vecci,  foi homenageado  pela Câmara Legislativa do DF   através da Moção Nº 1580/96. e pelos 30 (trinta) anos recebeu a moção da Câmara.

Veio proteger essa área contra grilagens de terras que  em determinado governo anterior,  mas mesmo assim  foi ameaçado mas graças a interferência do veículo e da Prodema do MPDFT  foi possível preservar a área  até agora.

No setor sindical ajudou a criar o Sindicondomínio antes Sindec, quando  na época, cedeu espaço nas suas páginas   para divulgação  de suas atividades  laborais.

A  linha editorial do Jornal do Síndico  sempre foi abrangente, trazendo matérias de cunho jurídico,  administrativo, segurança, relacionamento humano, saúde, educação, recreação, meio ambiente, prestação de serviços, organização sindical e comunitária, interação governamental.

No setor empresarial  veículo contribui  bem com a geração de   receitas para as empresas que anunciam no jornal    aonde prestam serviços e comercializam os seus  bens, serviços e  produtos aos condomínios e prédios, resultando também em arrecadação de impostos para o governo.

Atualmente são aproximadamente 120 anunciantes fixos que trabalham nessa área e essa demanda é suprida pela credibilidade do jornal com seus leitores.

O Jornal do Síndico foi idealizado e fundado pelo jornalista Vicente Vecci (vetti), que no início de sua carreira trabalhou em  Goiânia no jornal Cinco de Março   ( hoje Diário da Manhã)no final da década de 60 e na década de 70  no cine-jornal O Brasil em Notícias e OBN-Organização Brasileira de Notícis, tendo sido credenciado de 1974 até 1991 no Palácio do Planalto e Congresso Nacional.

Em 1981  esse jornalista fundou o Jornal da Região-Geoeconômica de Brasília, também com circulação por mala direta da ECT para 90 municípios de Goiás e 13 do Noroeste  mineiro, com diretriz editorial voltada para agricultura, pecuária, minera ção,transportes, municipalismo, comunicações,  entre outros.

Nas coleções dessa publicação, estão registrados os fatos que marcaram o desenvolvimento dessa região criada para proteger Brasília do fluxo migratório.

Esse jornal circulou  até  1991, depois de extinto  o PERGEB- Programa Especial para Desenvolvimento da Região Geoeconômica de Brasília, pelo governo Federal.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Faça seu anúncio no JS pelo WhatsApp
Close