Ano 2020Destaques SemanalEdição JS Nr 411, JuL 2020

Medidas de segurança que podem ser adotadas nos condomínios para a prevenção contra futuros assaltos.

Segurança Condominial

Boa parte da população Brasileira opta por morar
em condomínios tendo em vista a comodidade, sossego, bons costumes e principalmente a segurança que esses conjuntos habitacionais proporcionam aos seus moradores.

Porem muitos condomínios vêm sendo vítimas de criminosos que acabam encontrando falhas na segurança e eventualmente conseguem adentrar nos condomínios e executam o furtou ou roubo.

A segurança do condomínio pode se dizer que é um dos princípios mais importantes pelo qual essa entidade zela, mas para estar seguro também depende  do conhecimento, de predisposição para adotar condutas adequadas de proatividade e por este motivo o Sindico do condomínio necessita/deve contratar uma equipe ou empresa terceirizada para prestação de serviços de segurança para estar fornece  ndo essa “comodidade” para seus condôminos e assim trazer maior segurança para todos.
Algumas dessas Medidas de Segurança são:
BARREIRAS FÍSICAS:
– São obstáculos naturais ou artificias (estruturais) que servem para impedir ou dificultar o acesso de pessoas estranhas em locais delimitados ou proibidos, e controlar os permitidos em um condomínio, além de proteger os seus pontos estratégicos e vulneráveis.
Dentre os mais usuais podemos citar: as barreiras perimetrais junto às divisas tais como vegetação, muros, cercas, concertinas, alambrados e ofendículos; cancelas, guaritas nas portarias, portões com eclusas, interfone, espelhos refletores, grades, portas internas ou intermediárias, passador de objetos, etc…
ILUMINAÇÃO:
É fundamental que as dependências do condomínio sejam bem iluminadas, a fim de desestimular a ação de infratores da Lei.
Aconselha-se utilizar luminárias e holofotes para que se mantenha o espaço das áreas comuns bem iluminados uma vez que quanto melhor for a iluminação mais fácil se torna na hora de identificar uma pessoa que esteja tentado a invadir o condomínio.
SISTEMAS ELETRONICOS E DE MONITORAMENTO EM CONDOMÍNIOS
O sistema de segurança ideal é aquele que promove a interação do homem com os equipamentos eletrônicos, a fim de que a coligação entre ambos possa promover um nível de proteção satisfatória.
Atualmente existem vários modelos de sistemas eletrônicos e de monitoramento do qual o sindico do condomínio pode estar avaliando e escolhendo qual desses sistemas melhores se enquadram com o perfil do seu condomínio.
Esses sistemas são de grande valia para os condomínios porque facilita a verificação de todo o espaço do ambiente e caso esteja acontecendo algo de errado em alguma área torna-se mais fácil e rápido para identificar e solicitar ajuda ou até mesmo intervir (lembrando que somente deve intervir o condomínio que possua pessoas devidamente treinadas para estar realizando essa abordagem).
DICAS DE SEGURANÇA PARA OS SÍNDICOS:
– Junto aos condôminos: Desenvolva com o conselho de condôminos normas firmes e transparentes sobre a segurança do condomínio, discriminando, inclusive, punições;
Em reuniões condominiais aborde assuntos relativos à segurança de seu condomínio;
Forme um conselho ou comissão específicos para tratar do assunto segurança;
Incentive a participação de todos os moradores e funcionários quando for tratado o tema segurança.
–  Junto aos funcionários: Na contratação de novos funcionários entreviste um de cada vez, de preferência na portaria;
Obtenha o máximo de informações possíveis sobre o candidato e solicite atestado de antecedentes e de referência pessoal de todos os funcionários a serem contratados;
Contrate funcionários que já possuam cursos de formação e treinamento para poderem trabalhar no condomínio;
Promova e invista na reciclagem dos funcionários através de cursos especializados;
Fiscalize a rotina de trabalho de funcionários e zeladores procurando acompanhar de perto suas condutas assim como não atribuir missão que não lhes seja pertinente.7
DICAS DE SEGURANÇA AOS CONDOMÍNOS:
– Com relação à segurança do condomínio: Participe ativamente das reuniões referentes à segurança, inclusive fazendo parte das comissões ou conselhos de segurança do seu condomínio;
Obedeça às normas de segurança preconizadas para o seu condomínio;
Não se exponha desnecessariamente;
Evite comentar sobre sua vida intima, seus bens, patrimônio e ganhos na frente de estranhos ou até mesmo de funcionários;
Procure conhecer os hábitos de seus vizinhos e se relacionar bem com eles;
Ao entrar ou sair do prédio, observe se há pessoas nas proximidades. Caso perceba alguma movimentação estranha, não entre ou saia, ligue imediatamente para a polícia, avise seus familiares e o porteiro.
Importante salientar que todas essas medidas supracitadas acima não vão prevenir 100% os condomínios, mas irão dificultar bastante que eventos como roubos e furtos aconteçam dentro das unidades e acima de tudo irá preservar a integridade de cada condômino.
E em tempos de pandemia onde maioria dos moradores de condomínios acabam pedindo deliverys e os entregadores adentram o ambiente do condomínio para estar indo realizar a entrega no apartamento deve-se prevenir ao máximo e estar seguindo algumas dessas medidas pois alguns bandidos estão se disfarçando de entregadores para estarem assaltando condomínios, por isso é fundamental a comunicação entre o porteiro e os moradores para que não haja falhas das quais podem acabar trazendo consequências desagradáveis.
Cabe ao sindico realizar assembleia e tratar sobre esse assunto com os condôminos para verificar se deve ou não implementar essas medidas dentro dos condomínios.

Anthony Leopoldino – Redação Síndico Legal

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Faça seu anúncio no JS pelo WhatsApp