Ano 2019Destaques SemanalEdição JS Nr 400, Ago 2019Edições

Ser síndico é ser um gestor, um líder, um negociador

Coluna Síndico em Destaque

O Síndico em Destaque da coluna este mês de Agosto de 2019, é o síndico Marcelo Galimberti Nunes, síndico do Condomínio do Edifício Residencial VIA DA VINCI, com 96 unidades, na SQSW 303 Bloco E Sudoeste, Brasília – DF.

1-) O que é ser Síndico pra você?
Ser síndico é ser um gestor, um líder, um negociador. Temos que fazer gestão sobre as despesas e receitas do Condomínio, buscando uma equalização destas para a correta Administração.
Temos que ser líder para atuar junto aos colaboradores, mostrando as melhores maneiras de trabalho, para seja de qualidade sem desperdícios de materiais. Temos que ser negociador junto aos moradores, resolvendo situações de desentendimentos, fazendo uso do Regimento Interno e da Convenção, sempre usando o bom senso.

2-) Como você faz pra conciliar suas atividades pessoais, com a de Síndico?
Como acordo as 6:00 da manhã, consigo planejar as atividades do dia até as 7:30. Repasso ao Zelador as atividades e no horário do almoço confiro se foram cumpridas. Faço muito uso das tecnologias como e-mail e mensagens por aplicativos para os fornecedores e para a Administradora do Condomínio. Desta forma, não atrapalha as minhas atividades pessoais e profissionais.

3-) Quando assumiu quais os problemas e dificuldades encontradas e qual o maior problema que enfrentou ?

Assumi como Síndico em 2007 e herdei um Condomínio saudável financeiramente, inadimplência muito baixa e colaboradores dedicados. A boa gestão das administrações anteriores facilitou o meu trabalho. Como maior problema nestes 12 anos, foi a revitalização da fachada, pois foi uma obra complexa com o envolvimento de todos os moradores, mas que após 4 anos conseguimos concluir com sucesso e o reconhecimento de todos.

4-) Quais foram as melhorais implantadas na sua gestão e qual economia o condomínio obteve com a implantação dessas melhorais?

A principal melhoria foi a revitalização da fachada, pois enfrentávamos um problema de segurança dos moradores, pois as cerâmicas estão caindo, com risco grave de acidentes.
Na gestão administrativa, conseguimos enxugar o quadro de colaboradores, mantendo a mesma qualidade. Fizemos a substituição das lâmpadas por de LED, causando uma economia na conta de consumo de energia. Fizemos um trabalho de conscientização com os colaboradores na limpeza do prédio, com isso economizamos no consumo de água e de materiais.

Síndico Marcelo Galimberti Nunes à esquerda, com colaborador do condomínio Res. Via da Vinci

5-) Como faz para manter atualizada a inspeção predial ?
Com a minha formação em Engenharia Civil, a inspeção predial sempre foi uma preocupação e colocada em destaque. Fizemos a contratação de um especialista no ano passado que elaborou um laudo técnico de engenharia. Com este laudo conseguimos planejar as ações deste ano como a impermeabilização das calhas e rufos da cobertura. Outra preocupação é com a manutenção dos elevadores. Foi elaborado um laudo técnico de uma empresa que constatou várias inconformidades. Encaminhamos para nosso contratado para providenciar os devidos reparos.

6-) Cite Quais são os principais desafios no seu condomínio, no dia-a-dia?
Os principais desafios são a administração das atividades dos colaboradores e fazer com que os moradores respeitem o Regimento Interno e a Convenção.

7-) Na sua opinião, quais são os elementos de sucesso para um bom Síndico e como os condôminos podem ajudar na Gestão?
Considero a atividade de negociação como um dos elementos principais de sucesso para um bom Síndico. Negociamos todos os dias com os colaboradores, moradores, fornecedores e com a Administradora. Através da negociação, usando o bom senso, conseguimos melhorar a convivência entre os moradores. Outro elemento de sucesso é manter a manutenção predial sempre em dia, tanto na preventiva quanto na corretiva. Desta forma, as obras sempre terão um custo baixo.

Parquinho do Condomínio Res. Via da Vinci

😎 Com respeito a acessibilidade, sustentabilidade e educação ambiental quais são os desafios ?
Temos como desafio, criar uma rota acessível ao comércio da quadra. No nosso bloco estamos providenciando as modificações com a criação de rampa e vaga no estacionamento externo para pessoas com deficiência. Com relação a sustentabilidade e educação ambiental, fazemos a coleta seletiva, mas temos que evoluir muito nestes temas.

9-) Hoje a segurança é uma questão primordial, quais medidas foram ou são tomadas para melhorar esta questão aqui no condomínio ?
A segurança é uma das prioridades da nossa gestão. Atualmente investimos em nossa segurança eletrônica com a aquisição de câmeras de alta definição e fechaduras com eletroímãs. Outra medida é o treinamento constante dos colaboradores junto aos órgão de segurança pública.

10-) Qual a mensagem você passaria para futuros síndicos?
É uma profissão que necessita de atualização constante na gestão de pessoas e na área de manutenção predial. Temos que saber que é uma atividade de risco elevado, pois trata da segurança e patrimônio de pessoas.
O Síndico responde civil e criminalmente pelos atos cometidos em sua gestão. Por isso deve saber aplicar e cobrar a NBR 16.280 sobre as obras e reformas internas nos apartamentos. Manter o seguro condominial em dia é outra premissa básica para o Síndico.

 

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Faça seu anúncio no JS pelo WhatsApp