Ano 2019Destaques SemanalEdição JS Nr 402, Out 2019Edições

Ser um bom síndico, é ser um bom líder

“ Síndico em Destaque ’’

O Síndico em Destaque da coluna este mês de Outubro de 2019, é o Sr. José Luiz Alves da Cunha, síndico do DF Plaza Shopping, com 3 torres residenciais são 1.250 unidades, 900 salas comerciais. alén do complexo hoteleiro, e 3500 vagas de estacionamento, Rua Copaíba R Águas Claras – DF.

1-) O que é ser Síndico pra você?
A principal caracteristica para ser um bom síndico, é ser um bom líder, afinal, é ele quem vai representar os condôminos e a administração do condominio. È muito importante ouvir as demandas, saber lidar da melhor forma com as questôes internas e promover a integração dos moradores.

2-) Como você faz pra conciliar suas atividades pessoais, com a de Síndico?
È essencial limitar os horários de atuação como síndico e formas de atendimento presencial , que o contato seja realizado através do zelador quando fora do horário estabelecido, chefe da portaria, ou através de comunicado interna por e-mail , para atender as demandas dos moradores. Um livro de reclamação ou sugestão é mantido na portaria principal de fácil acesso aos moradores, sendo assim, manter uma gestão fácil , clara e transparente.

3-) Quando assumiu quais os problemas e dificuldades encontradas e qual o maior problema que enfrentou ?
Sempre foi a questão de segurança, aprendendo a conciliar, interesse de todos no acesso ao condomínio.

4-) Quais foram as melhorais implantadas na sua gestão e qual economia o condomínio obteve com a implantação dessas melhorais?
Melhorias como na contenção de gastos com telefonia, redução da taxa bancaria na conta do condomínio, redução de taxa de mensalidade em TV a cabo e internet, orientação aos funcionários na utilização de água, como lavar as áreas comuns com redução de água, acionamento dos elevadores de forma independente, mantendo assim a orientação que os condôminos acionem apenas um elevador, redução de energia com lampadas econômicas na garagem e áreas comuns.

Síndico Sr. José Luiz Alves da Cunha

5-) Como faz para manter atualizada a inspeção predial ?
A segurança é primordial, realizada por profissional capacitado, sendo ele o engenheiro da construtora ou algum responsavel técnico para a manutenção predial, das janelas, tubulações de gás, caixa dágua e vistoria na construção.

6-) Cite Quais são os principais desafios no seu condomínio, no dia-a-dia?
Fazer vistorias diárias nas áreas comuns, buscando interação do condomínio junto com prestadores de serviços, prevalecendo assim um atendimento de excelência a todos!!

7-) Na sua opinião, quais são os elementos de sucesso para um bom Síndico e como os condôminos podem ajudar na Gestão?
Um trabalho em equipe é fundamental criar comissões para assuntos específicos no condomínio como realização de obras ou melhoria no lazer. Decisões importantes em assembléia de comum acordo com os condôminos, faz o trabalho fluir com mais agilidade.

😎 Com respeito a acessibilidade, sustentabilidade e educação ambiental quais são os desafios ?
Modernizar um empreendimento, para que ele se torne viável a todos os condôminos , dentro da lei, como rampa de acesso, piso não escorregadio, avisos de limpeza para tomar os devidos cuidados, orientação correta na coleta do lixo podendo os moradores separar seu próprio lixo descartando em locais apropriados. Fazendo assim, uma ação pensando no coletivo e bem estar na nossa moradia.

9-) Hoje a segurança é uma questão primordial, quais medidas foram ou são tomadas para melhorar esta questão aqui no condomínio ?
Um descuido de uma só pessoa pode levar em risco aos demais moradores, instruir os condôminos e funcionários é de suma importância, vale ressaltar hoje, que a grande quantidade de entregadores de refeição tomaram conta do mercado, um exemplo é solicitar ao morador em retirar sua encomenda, na portaria.
Definir regras de portaria, quanto ao controle de visitantes, prestadores de serviço de um modo geral, exigindo documentação a ser apresentando antes de subir ao apartamento, anotar placa de carros de visitantes e iluminação adequada na portaria com câmeras de segurança.

10-) Qual a mensagem você passaria para futuros síndicos?
Liderança , seria a palavra para saber organizar nos condominios uma melhor convivência, estabelecendo metas a cumprir a fim de realizar um bom trabalho, estabelecendo a harmonia coletiva em prol de uma comunidade.

 

 

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Faça seu anúncio no JS pelo WhatsApp