Seu condomínio possui brigada de incêndio? – Jornal do Sindico Bsb
Últimas Notícias

Seu condomínio possui brigada de incêndio?

Saiba a importância de capacitar colaboradores e moradores para situações de emergência

Por: Redação Síndico Legal

Tanto em condomínios comerciais como em residenciais é necessário montar e treinar a sua equipe de brigada de incêndio, de acordo com a legislação. A brigada de incêndio em condomínios deve ser formada ou pelos próprios moradores, ou por funcionários do próprio condomínio, para que possam ajudar a evitar qualquer tipo de acidente no caso de explosões, incêndios ou vazamento de gás e outras situações graves.

O Condomínio Campo D’Ourique, em Cuiabá, Mato Grosso, realizou no último sábado (28), o treinamento anual da sua brigada de incêndio, e o síndico Pablo Couto Souza contou detalhes sobre essa prática.

“A capacitação do curso de brigadista é uma exigência do Corpo de Bombeiros para tirar o alvará, porém o alvará é emitido a cada dois anos, e o curso de brigadista são realizados anualmente. Passamos um aviso para os moradores para quem quisesse participar, mas não tivemos muita procura, devido isso, somente os colaboradores do condomínio participaram do curso”, diz Pablo.

Ao todo participaram 6 funcionários. “No curso foi aprendido técnicas de combate ao incêndio e primeiros socorros, como agir e proceder em caso de uma emergência e pânico”, relata o síndico.

O síndico acredita que foi acrescentado bastante conhecimento à essas pessoas, e que elas poderão colocar em prática sempre que precisar, não só em emergências no condomínio. “Se por ventura, em algum momento da vida, os participantes do curso precisar colocar em prática o que aprenderam, eles já vão ter experiência para conseguir evitar acidentes graves”, conta Pablo.

A brigada de incêndio geralmente é treinada por um bombeiro, ou por um engenheiro de segurança ou por um profissional credenciado. O curso básico tem duração de aproximadamente 3 horas, e os brigadistas aprendem a manusear mangueiras, extintores e o restante dos equipamentos de combate a incêndio. Também é ensinada a identificação das diferentes classes de fogos, e a elaboração de rotas de fugas, criar planos para retirar as pessoas do condomínio em segurança, e tentar evitar o máximo de pânico.

“Acredito que é muito importante a preparação dos colaboradores para saberem agir em qualquer eventualidade, e tudo isso é pensando no bem estar dos condôminos”, declara Pablo Couto.

A maioria dos condomínios expõe em murais de avisos o certificado da brigada de incêndio atualizado para que todos saibam da segurança do condomínio.

Um grande problema é que muitos moradores não se interessam em participar do treinamento da brigada, em média somente 1% participam. Apenas o síndico e os próprios funcionários fazem o curso, e em algumas raras exceções, um morador mais consciente.

E o síndico do Condomínio Campo D’Ourique, Pablo Couto, recomenda que todos os condomínios se preocupem em oferecer o treinamento da brigada de incêndio. “Sempre é bom se qualificar e estar prontos para agir em emergência, tem que torcer e evitar que a situação aconteça, mas se caso ocorrer, tendo uma brigada de incêndio, eles vão agir com segurança e irão atuar com conhecimento”, explica Pablo.

O portal Síndico Legal também recomenda aos síndicos para buscarem o maior número de moradores e colaboradores dos seus condomínios, a conscientizar e se interessar para fazer o treinamento da brigada de incêndio, pensando na segurança e no bem estar de todos.

Toheá Ranzeti – Síndico Legal

Fonte Site Parceiro: Sindico Legal

 

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Faça seu anúncio no JS pelo WhatsApp
Close