Administração CondominialAno 2019Edição JS Nr 404, Dez 2019Edições

AssosíndicosDF – Uma Associação aberta a todos

Adm. Condominial

A Associação de Síndicos do Distrito Federal completou 6 anos neste ano de 2019. Ao longo deste tempo foi possível conhecer pessoas, comportamentos e principalmente o modo de atuação dos síndicos, nossa fonte de inspiração.

Os primeiros anos foram como um laboratório no qual fomos moldando o perfil da associação de acordo com as oportunidades que iam surgindo. Promovemos muitos cursos, palestras e eventos que permitiram a participação de muitos síndicos. Muitos destes gestores nos pediam ajuda na solução dos problemas em seu condomínio, outros nos traziam sugestões de assuntos para os próximos eventos, e isso nos abriu o caminho dando a experiência de que precisávamos.

Quando digo que promovemos muitos cursos, quero dizer que foram muitos mesmo. Em 3 anos, os primeiros anos da associação, foram 36 turmas com uma média de 120 pessoas em cada turma compostas por síndicos, administradores e futuros candidatos à sindicatura em seus condomínios.

Ou seja, pessoas de diversas áreas e formações que estavam interessadas em conhecer melhor as responsabilidades da função do síndico.Nesta fase também conhecemos empresários, profissionais de diversas áreas do ambiente condominial e outras entidades de assistência e apoio aos síndicos. Assim, um universo se abriu a nossa frente e nos encheu de novas ideias e possibilidades de ampliar os serviços prestados pela Assosindicos e consequentemente ajudar ainda mais síndicos e futuros síndicos.

Após essa profusão de ações, em conjunto com o GDF, órgãos da administração pública, Conselhos Profissionais e Organizações voltadas as causas sociais causou uma revolução no mercado condominial de Brasília.

A Assosindicos cresceu e se tornou referência em assuntos condominiais, no entanto, a crise política e econômica pela qual passou e ainda passa o país dificultou sobremaneira manter o mesmo ritmo de atividades dos anos anteriores.

Por outro lado, nos fez repensar sobre o verdadeiro papel da associação e planejar e investir em projetos voltados a sustentabilidade, economia colaborativa e participativa, otimização de recursos, reaproveitamento de insumos, melhoria de serviços, conservação de equipamentos e etc.

O Distrito Federal é uma região diferenciada devido a suas características sociais e políticas que interferem diretamente no comportamento dos síndicos. Sempre tivemos certa dificuldade de acesso aos condomínios justamente por sermos confundidos com grupos políticos em atividades de campanha. Aos poucos fomos mudando isso e mostramos por meio de ações que não temos interesses além dos que dizem respeito aos síndicos e gestores condominiais.

Foi por isso que a partir de 2017 começamos a investir na “Gestão de Resultados” tendo em mente a urgente necessidade de por em prática o que a crise nos ensinou. E para que isso funcionasse tivemos que encontrar parceiros, profissionais e empresas, capazes de desenvolver esse projeto com a qualidade e a seriedade que gostaríamos.

O concurso “Boas Práticas em Coleta Seletiva em Condomínios” realizado em 2018 no qual participam mais de 40 síndicos e a escolha do “Síndico Destaque” movimentaram juntos mais de uma centena de gestores em um único evento. Isso só foi possível devido ao amadurecimento da Assosíndicos e o apoio destes parceiros que acreditaram no nosso projeto e nos deram o auxílio que precisávamos para levar adiante o projeto.

O sucesso da primeira edição do concurso e prêmio síndico destaque nos deu coragem e entusiasmo para investir nas próximas edições já pensando em incorporar novas modalidades como o reuso de água, aquecimento solar, geração de energia fotovoltaica e demais recursos sustentáveis nos condomínios.

A boa notícia é que podemos mostrar que é possível, mesmo diante de tantas dificuldades, elevar o nível de qualificação do síndico, investindo em conhecimento básico, sem vender ilusões e com objetivos concretos que são os de obter uma ”Gestão de Resultados Positivos”. Ou seja, mesmo que modestamente, podemos comemorar o surgimento de uma nova safra de síndicos eficientes e capazes de valorizar o patrimônio da coletividade.

Como isso é possível? Acesse o site da Assosíndicos e descubra por meio dos artigos publicados em suas páginas como os síndicos estão obtendo êxito. Leia os artigos e depoimentos escritos com base na história real destes gestores que protagonizaram a mudança desse paradigma.

Atenciosamente
Emerson Tormann

Acesse: www.assosindicosdf.com.br

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Faça seu anúncio no JS pelo WhatsApp