Ano 2019Edição JS Nr 393, Jan 2019EdiçõesSíndico em Destaque

Uma gestão que serve de modelo

“ Síndico em Destaque ’’

A homenageada dessa coluna desse mês de janeiro de 2019, é a síndica Rosilene Maria Marques Martins(foto), síndica do condomínio horizontal Ouro Vermelho com1.720 unidades, localizado no SHES Rodovia 001 Avenida do Sol Km 08 Jardim Botânico Brasília DF.

A qual administra esse condomínio horizontal que recebeu premiação do SLU por eficiência do melhor sistema implantado de coleta seletiva. A sua gestão é compartilhada com mais 13 conselheiros e somados com um corpo jurídico e contábil eficientes e tem acentuada participação dos condôminos.

Certificado SLU Concurso Coleta Seletiva.

Tem se destacado pelas atividades que proporcionam economia para o condomínio, onde dispõe de oficina para reforma de móveis que são doados pelos condôminos e na sustentabilidade tem trabalhado com a separação do lixo, onde o orgânico é aproveitado na área verde e o sólido é entregue a uma cooperativa de catadores.

A administração também contribui com a preservação de uma nascente na área e com o reflorestamento com plantio de árvores. Na questão da mobilidade dispõe de veículo de transporte para os condôminos interessados e projetos para gerar energia elétrica própria com a previsão de ter equipamentos fotovoltaicos.
É uma gestão que serve de modelo para administrações condominiais similares.

JS-) O que é ser Síndica para a senhora ?

Rosilene- Se dedicar ao coletivo, requer paciência, autocontrole e empatia, ter boa vontade para buscar soluções para todos os problemas em envolve uma comunidade, não é fácil, mais também é muito gratificante poder contribuir e fazer parte da construção de um lugar melhor e muitas vezes poder ajudar as pessoas.

JS- Como a sra. faz pra conciliar suas atividades pessoais, com a de Síndica?

Rosilene- Minha dedicação profissional é exclusiva para a comunidade.
Minha vida pessoal eu administro de acordo com as demandas diárias.

Condomínio horizontal recebeu premiação do SLU por
eficiência do melhor sistema implantado de coleta seletiva.

JS- Quando a sra. assumiu quais os problemas e dificuldades encontradas e qual o maior problema que enfrentou?

Rosilene- Por ser um condomínio muito grande, em fase de Regularização. Os problemas foram muitos, a princípio eu me aprofundei nos problemas para depois começar a fazer as mudanças necessárias. Hoje temos uma equipe de 48 funcionários bem treinada que desempenha bem suas funções diárias, em casos excepcionais o condomínio conta com 13 conselheiros bastante atuantes e um corpo jurídico e contábil muito eficientes.

JS- Na sua opinião, quais são os elementos de sucesso para um bom Síndico e como os condôminos podem ajudar na Gestão?

Rosiline- Um síndico tem que saber atender as reivindicações dos condôminos sem prejudicar o interesse coletivo, observando a convenção do condomínio, o código civil e respeitando as leis trabalhistas.
Para o condômino ajudar a melhorar o convívio com os vizinhos, com os funcionários e com os gestores e preciso que todos entendam as questões do condomínio participem das reuniões e procure a administração para se informar e assim poder contribuir de forma construtiva para melhorar cada vez mais as relações de convivência,
Afinal, todos podem e devem ajudar a construir um espaço de harmonia para viver e criar nossas famílias.

 

Produção de Adubo orgânico 

Distribuição do Adubo orgânico

JS – Com respeito a acessibilidade, sustentabilidade e educação ambiental quais são os desafios?

Rosilene- O condomínio foi premiado no concurso de coleta seletiva promovido pela SLU e Assosíndicos, nos fala o que foi realizado, e que levou o condomínio a ser o vencedor. Em relação a acessibilidade, procuramos fazer adaptações em todas as edificações existentes, e todas as novas construções são projetadas seguindo as normas de acessibilidade.

Procuramos botar a sustentabilidade em todas as nossas ações, desde e economia de papel, água, luz até o reaproveitamento do tudo tipo de materiais,
Temos uma oficina e profissionais que fazem reaproveitamos e reforma de moveis doados pelo condômino para o condomínio.

Possuímos grandes áreas verdes com vegetação nativa, fazemos o reflorestamento dessas áreas e identificamos as espécies com placas de identificação.

Temos uma nascente dentro do condomínio que está registrada no programa Adote uma Nascente da SEMA.

Certificado do Programa Adote uma Nascente da Sema.

Também trocamos toda a iluminação do condomínio por Led, além de mais luminosidade conseguimos uma economia de cerca de 70% na conta.
Contratamos um serviço de Van para transporte de condôminos para estimular o uso de transporte coletivo.
Constantemente fazemos campanhas educação ambiental, principalmente para separação correta do lixo.

Fazemos a coleta seletiva inclusiva, isso significa que todo o lixo reciclável é recolhido por uma cooperativa de catadores, onde esse material reciclável se transforma em renda para as famílias que tem no material reciclável sua única fonte de renda.

Recipientes para coleta seletiva de material reciclável.

O lixo orgânico e recolhido pelos funcionários do condomínio que produz adubo para os jardins do condomínio e é distribuído para os condôminos. Esse adubo também é usado na horta orgânica e todos os condôminos podem colher verduras e legumes gratuitamente.
Fazemos a destinação correta de pilhas e baterias, óleo de cozinha e material eletrônico.
No mês de novembro de 2018 ficamos em primeiro lugar no concurso Boas Práticas de Coleta Seletiva em Condomínios, esse prêmio foi muito importante para nossa comunidade porque mostra a todos que vale a pena a dedicação e o cuidado na separação correta do lixo.

Coleta Seletiva nas residências 

Temos orgulho de ter implantado um sistema que trata de forma correta o lixo que produzimos e ainda demos condições de trabalho dignas para uma comunidade vizinha carente.
Queremos ser uma fonte de inspiração para outros condomínios que querem aderir a colete seletiva mostrando que se as pessoas se unirem é possível
O Meio Ambiente não suporta mais essa produção enorme de lixo, temos que ser responsáveis pelo lixo que produzimos.
Nosso próximo desafio é produzir nossa própria energia, já estamos na fase de projetos e busca de orçamentos para implantação a energia fotovoltaica.

JS- Hoje a segurança é uma questão primordial, quais medidas foram ou são tomadas para melhorar esta questão no condomínio?

Rosilene- Nossa segurança é composta por 27 funcionários, temos duas portarias e rondas 24 por dia, o condomínio e contornado quase 100% por uma trilhar onde as rodas são feitas.
O condomínio é todo murado e temos concertinas instaladas em todo esse muro.
Somôs rigorosos com o acesso ao condomínio, entrada só é liberada se autorizada pelo proprietário.
Serviços de entregas na medida do possível e acompanhada por nossos rondas.
Temos câmaras instaladas em pontos estratégicos.

Horta orgânica e todos os condôminos podem colher verduras e legumes gratuitamente. 

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Faça seu anúncio no JS pelo WhatsApp
Close