Homem de 80 anos foi picado, no início da tarde desta segunda-feira (22), por um enxame de abelhas no condomínio José de Alencar, localizado no Bairro Monte Alegre, região do Pioneiros. Ao todo, o idoso recebeu 10 ferroadas da espécie conhecida como Europa, ou abelha-europeia, uma das mais populares no País.
O homem é alérgico ao animal e teve que ser atendido pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Ao Campo Grande News, o médico da equipe disse que o senhor estava consciente, tomou o antialérgico e que as picadas provocaram alterações superficiais. Ele foi encaminhado ao Pronto-Socorro do Aero Rancho.
Eurides Marinheiro, 58 anos, síndica do condomínio, revelou que o local tem passado por infestações de abelhas e que nesta manhã foi emitido um aviso aos condôminos sobre o serviços de um apicultor contratado justamente para lidar com a situação.
Leia mais: Decisão do TST pode alterar aplicação da reforma aos contratos de trabalho
“Há duas semanas, teve um episódio de abelhas eu chamei os bombeiros, eles exterminaram, mas na quarta-feira (17), moradores reclamam de colmeias, o bombeiro falou que teria que ser um apicultor para dar fim, eu chamei e ele veio fazer hoje durante o período da manhã.”
A síndica ressaltou que, no comunicado enviado aos moradores, também pediu que janelas não ficassem abertas. Segundo ela, o homem é pai de uma das moradoras e não teria respeitado o comunicado.
“O apicultor falou que eram abelhas Europa. Elas estavam entre telhado e laje. A parte de trás e lateral do condomínio tem muita chácara, normalmente os blocos que ficam próximos é mais frequente aparecer as abelhas.”
Espécie – A abelha-europeia (Apis mellifera) é um dos insetos mais conhecidos no mundo e muito comum no Brasil. O ferrão do animal pode causar reações alérgicas e, dependendo do número de ferroadas, chega a ser fatal.
Fonte: Campo Grande News