Acidente na garagem: quando o condomínio deve se responsabilizar

Acidente na garagem

Os acidentes na garagem são causas de conflitos dentro dos condomínios e podem provocar muitos transtornos aos moradores. Nesses casos os envolvidos precisam saber como lidar com a situação, por isso mesmo informações sobre RESPONSABILIDADE são essenciais para que o problema seja resolvido da melhor maneira possível. Sendo assim, nesta nova postagem vamos identificar as principais causas de acidentes e entender de quem é a responsabilidade por dano causado ao veículo estacionado na garagem do condomínio e também em caso de portão automático.

Acidentes que são responsabilidade do condomínio:

Dano do condomínio – Um prestador de serviço, como um pintor ou pedreiro pode danificar o veículo na hora de algum serviço. Nesse caso, a responsabilidade é do condomínio, por isso o mesmo precisa tomar cuidado ao contratar e acompanhar de perto o reparo.

Portões automatizados – costuma acontecer quando o portão está com algum problema no sensor. Uma boa manutenção pode evitar acidentes do tipo. 

A culpa é do condomínio, no caso de danos por algum prestador de serviço do local. Para não ficar com todo o prejuízo, o síndico pode acionar o prestador para ressarcir o dano, e não deixar que o condomínio arque sozinho com o prejuízo. Existem casos em que o condomínio também pode ser responsabilizado por acidentes, se na garagem houver um funcionário fazendo a vigilância do local, o que pode caracterizar desatenção.

Além disso, em caso de queda de árvore dentro do condomínio, é preciso analisar se foi um caso fortuito, nesta situação, não há responsabilidade do condomínio. No entanto, se a árvore já estava com risco de cair, e o síndico nada fez, o condomínio será responsabilizado.

No caso de portões, o condomínio só será responsabilizado se o controle de abrir e fechar é do porteiro e ele repentinamente fecha sobre o veículo. Outro ponto é quando o sensor do portão está com problema, e mesmo após o porteiro acionar o controle e ele não responder. No caso, o problema tem relação com a manutenção do equipamento. O síndico deve acionar o seguro do portão, se houver. Se não houver seguro ou se a manutenção não estiver em dia, a responsabilidade é do condomínio.

Gostou do Conteúdo? Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
X
Email

#EDIÇÕES EM PDF

#Newsletter

Mantenha-se atualizado sobre o setor condominial

#NOSSO PODCAST

Clica abaixo e assista ao nosso Podcast no Youtube: Eu e o Síndico!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • All Posts
  • Últimas Notícias

#SIGA DIREITO

  • All Posts
    •   Back
    • Condomínio em Pauta
    • Siga Direito
    • Pergunte a Doutora
    • Psicóloga Clínica & Coach
    • De Síndico para Síndico
    • Seguro Condominial

Conheça melhor

Home

Parceiros

Seja Parceiro

Contatos

Sobre Nós

Informe-se

Últimas Notícias

Distrito Federal

Editoriais

Colunas

Classificados

Links Importantes

Política de Privacidade

Edições em PDF

Eventos e Cursos

Contatos

Fundado em Abril de 1984 por Vicente Vecci - Brasília DF