Criada a Subsecretaria de Proteção Animal do DF

O Governo do Distrito Federal (GDF) passa a contar com uma Subsecretaria de Proteção Animal. A medida foi publicada no Diário Oficial da última quarta-feira (29) e define quais tarefas estão a cargo da Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal, entre elas o controle populacional de cães e gatos, campanhas educativas, redução dos casos de abandono e parcerias com a iniciativa privada.

O secretário do Meio Ambiente e Proteção Animal, Gutemberg Gomes, e a subsecretária de Proteção Animal, Edilene Cerqueira (à direita do secretário), trabalham pela implantação das ações definidas em decreto para a atuação da pasta | Foto: Divulgação

O secretário do Meio Ambiente e Proteção Animal, Gutemberg Gomes, explicou que caberá à Sema a formulação da política pública de Estado voltada para a proteção dos animais. “A secretaria irá atuar de forma transversal com o Brasília Ambiental, órgão responsável pela execução das políticas públicas. Ao mesmo tempo, estaremos em sintonia com a Secretaria de Agricultura e também com a Zoonoses, que têm atribuições sobre o assunto”, detalha.

LEIA TAMBÉM:

Gutemberg Gomes também adiantou que o processo de implantação do novo setor da Sema teve início nesta terça-feira (28), com a criação da estrutura dentro da secretaria.

A recém-nomeada subsecretária de Proteção Animal, Edilene Cerqueira, explica que a área vai se responsabilizar pela fauna doméstica, o que inclui cães e gatos. 

“Vamos gerir o Hospital Veterinário, a parte das clínicas, de campanha de castração e iremos trabalhar pelo lançamento de um edital de chamamento de novas clínicas, que deve ser divulgado no segundo semestre”, conta.

Ela acrescenta que a Sema também vai gerir abrigo público para animais vítimas de maus tratos e ampliar o número de unidades móveis credenciadas para castração. Para Edilene, “as políticas públicas voltadas à fauna doméstica são embrionárias”. Por isso, a ideia é que a pasta crie políticas e, de forma vinculada, trabalhe com o Brasília Ambiental para executá-las.

Foto: Freepik

O novo decreto modifica o publicado em 1º de janeiro deste ano, de nº 44.102, que alterou o nome da Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Distrito Federal para Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Proteção Animal do Distrito Federal. Nessa nova gestão do governador Ibaneis Rocha, a causa animal ganhou força com as novas atribuições para a pasta.

Fonte: Agência Brasília

Gostou do Conteúdo? Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
X
Email

#EDIÇÕES EM PDF

#Newsletter

Mantenha-se atualizado sobre o setor condominial

#NOSSO PODCAST

Clica abaixo e assista ao nosso Podcast no Youtube: Eu e o Síndico!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • All Posts
  • Últimas Notícias

#SIGA DIREITO

  • All Posts
    •   Back
    • Condomínio em Pauta
    • Siga Direito
    • Pergunte a Doutora
    • Psicóloga Clínica & Coach
    • De Síndico para Síndico
    • Seguro Condominial

Conheça melhor

Home

Parceiros

Seja Parceiro

Contatos

Sobre Nós

Informe-se

Últimas Notícias

Distrito Federal

Editoriais

Colunas

Classificados

Links Importantes

Política de Privacidade

Edições em PDF

Eventos e Cursos

Contatos

Fundado em Abril de 1984 por Vicente Vecci - Brasília DF