O Síndico em Destaque desta edição de Abril, é o síndico Román Dario Cuattrin do Residencial Politec com 80 unidades, localizado na Rua 16 Sul em Águas Claras.

1-) O que é ser Síndico pra você?

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Ser síndico é poder contribuir para a melhoria da coletividade, mesmo que seja um micromundo (cerca de 300 pessoas). Isso inclui resolver conflitos, valorizar o patrimônio e manter os custos sob controle.

2-) Como você faz pra conciliar suas atividades pessoais, com a de Síndico?

Reservo um tempo específico durante a semana, geralmente no domingo, para andar pelo condomínio todo. Durante a semana, sou acionado por telefone e por whatsapp, retornando no primeiro intervalo que tenho durante o meu trabalho principal. Questões emergenciais tem prioridade. À noite, ao chegar no prédio, dou uma passada na portaria, leio o livro de ocorrências e resolvo pequenas demandas.
3-) Quando assumiu quais os problemas e dificuldades encontradas e qual o maior problema que enfrentou ?
Ao assumir, o principal problema era colocar o condomínio para funcionar (emitir CNPJ, contratar fornecedores, adquirir infraestrutura). O maior problema enfrentado foi um morador que incomodava os vizinhos com barulhos e badernas.
4-) Quais foram as melhorais implantadas na sua gestão e qual economia o condomínio obteve com a implantação dessas melhorais?

Em termos de melhoria que trouxeram benefícios cito o aquecimento da piscina, a implantação de um playground e a cobertura da área da churrasqueira. Em termos de benefícios econômicos, a substituição de lâmpadas comuns (incandescentes e fluorescentes) por lâmpadas de LED. Essa ação reduziu o consumo anual de 90.000 kilowatts para cerca de 73.000 kilowatts.

5-) Como faz para manter atualizada a inspeção predial ?
Por meio das rondas constantes em todo o condomínio e por uma planilha de controle de manutenções.
6-) Cite Quais são os principais desafios no seu condomínio, no dia-a-dia?
Conciliar interesses muitas vezes contrários é um grande desafio. Manter a taxa de condomínio em patamares baixos mas ao mesmo tempo prestar um serviço de qualidade é outro desafio.
7-) Na sua opinião, quais são os elementos de sucesso para um bom Síndico e como os condôminos podem ajudar na Gestão?

O elemento de sucesso é a transparência nas ações. A gestão compartilhada ajuda bastante, ouvindo as demandas e priorizando os atendimentos.

😎 Com respeito a acessibilidade, sustentabilidade e educação ambiental quais são os desafios ?

Fizemos todos os ajustes solicitados pela Agefis por conta da atualização da legislação no quesito acessibilidade: rampas para cadeirantes, inclinação das rampas das garagens, melhoria nas pedras portuguesas da calçada. Sustentabilidade e educação ambiental estão presentes na coleta seletiva, na separação e descarte de vidros, na coleta e encaminhamento de óleo (Projeto Biguá, em parceria com a Caesb), na coleta de pilhas e baterias, na separação e doação do lixo eletrônico para uma cooperativa e na doação de objetos encontrados nas áreas comuns a creches e instituições de amparo a necessitados.

9-) Hoje a segurança é uma questão primordial, quais medidas foram ou são tomadas para melhorar esta questão aqui no condomínio ?
Investimento em CFTV, monitoramento de alarmes à distância, treinamento de porteiros, campanhas nos elevadores para os moradores, identificação na portaria, instalação de grades em locais vulneráveis foram algumas medidas adotadas. Mas ainda há muito a fazer: portaria com biometria, identificação de veículos pela placa, mais câmeras no CFTV…

10-) Qual a mensagem você passaria para futuros síndicos?

Capacite-se sempre, o tempo todo. Há mudanças na legislação, novos produtos e equipamentos que requerem uma atualização constante para que você possa oferecer o melhor para o condomínio. Também prepare-se para lidar com pessoas e suas características pessoais. Tenha conhecimentos, básicos pelo menos, nas mais diversas áreas: engenharia civil e elétrica, advocacia, administração, contabilidade, psicologia e negociação. Mas uma coisa é fato: vale a pena. É muito reconfortante receber o reconhecimento por ações que trazem melhoria.
11-) O condomínio foi premiado no concurso de coleta seletiva promovido pela SLU e Assosíndicos, nos fala o que foi realizado, e que levou o condomínio a ser um dos premiados ?

Implantamos a coleta seletiva logo no início do recolhimento pelo SLU. Foram campanhas internas com os moradores e os prestadores de serviço. Aos poucos, fomos inserindo outras ações: coleta de óleo de cozinha, separação e descarte ecológico de vidros, recolhimento de pilhas e baterias, coleta e disponibilização para uma cooperativa do lixo eletrônico.
No concurso do SLU, recebemos elogios pela limpeza e conservação dos contêineres, que ficam sempre trancados e são periodicamente higienizados.

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