O Síndico em Destaque da coluna este mês de Janeiro 2020, é o síndico Davi Shamballa Brussolo, sindico do condomínio GranVille 4 prédios, 8 torres, com 558 unidades e aproximadamente 1.200 moradores, na SEPS 712/912 Asa Sul, Brasília – DF
1-) O que é ser Síndico pra você?
Resp: É a forma de ajudar na transformação da sociedade, cuidando e oferecendo novos serviços para a minha e a nossa comunidade. Ser síndico é uma forma de amar incondicionalmente, de ser um pai, de se oferecer, de se voluntariar, de liderar pessoas, de se dedicar exclusivamente ao bem maior do próximo, uma forma de carinho e cuidado para com a sua comunidade.
2-) Como você faz pra conciliar suas atividades pessoais, com a de Síndico?
Resp: Para ser síndico, deve haver doação e as nossas vidas pessoais são e devem ser impactadas diretamente, entretanto busco profissionalizar os processos e rotinas, capacitar o time, incorporar tecnologias e ferramentas que facilitem o processo de administração e delegar funções ao time que nos apoia na administração direta e indireta, como funcionários, conselho, comissão e moradores que são engajados. Algo que facilita a conciliação destes papéis, é quando todos que estão a sua volta entendem a importância do bem-estar da comunidade e trabalham para o mesmo propósito e estão comprometidos com esta causa. Quando a sua família está envolvida e participa de alguma forma, o síndico consegue investir tempo na comunidade sem deixar de estar com a sua família.
3-) Quando assumiu quais os problemas e dificuldades encontradas e qual o maior problema que enfrentou?
Resp: O maior problema enfrentado na nossa gestão, eu digo nossa, porque o síndico não faz nada sozinho, ele representa um time que é responsável diretamente pelas realizações, é a resistência as mudanças transformacionais. As pessoas, moradores, conselheiros, fornecedores e os próprios administradores estão presos em modelos mentais antigos e consolidados. Quando se apresenta algo novo que trará mudanças significativas com inúmeros benefícios nem sempre é perceptível a todos na primeira impressão as vantagens, porque naturalmente nós temos barreiras, premissas estabelecidas e pré-conceitos entranhados de acordo com as nossas experiências adquiridas. Mas no papel de síndico, sempre liderei e trouxe as possibilidades, mas leva-se tempo para transformar ideias em novos conceitos e novos projetos, com isso o Síndico tem que tem paciência e maturidade para dar tempo a sua comunidade para que ela possa ser tocada e possa de ser forma digerir a mudança ou transformação, este é um grande desafio que enfrento diariamente, mas que ao longo de mais de 10 anos os nossos moradores e proprietários tem se beneficiado com as transformações propostas.
4-) Quais foram as melhorais implantadas na sua gestão e qual economia o condomínio obteve com a implantação dessas melhorais?
Resp: Foram inúmeros desde serviços até implantação de processos, rotinas e regras. Mas as principais realizações foram a Praça de Convivência no 2ss que proporcionou criar um novo espaço social com Gourmet Fest, Sala de Estudos, Home Office, Brinquedoteca, Lavanderia, Refeitório, Sala dos Funcionários, Administração e Bicicletário que já foi alvo matéria na GLOBO, e a implementação do projeto social Picolé para todos. Além da criação de todos estes serviços criamos uma Guarita suspensa que virou referência de arquitetura, refizemos as fachadas das duas entradas criando acessibilidade para PNE, Vaga de Mudança, Vaga para entregadores, Vaga para bicicleta compartilhada Guarda volume condominial, implementação de biometria para controle de acesso, implantação do CFTV digital, criação de portal digital colaborativo com vários serviços digitais, publicação e compartilhamentos de documentos e calendário de eventos de socialização e inaugurações.
5-) Como faz para manter atualizada a inspeção predial?
Resp: Criamos um modelo de gestão compartilhada, colegiada e colaborativa onde definimos tipos e modelos de parcerias de fornecedores, onde assessoria jurídica, contábil e engenharia são partes integrantes da administração condominial e são contratadas para estarem junto a administração no dia a dia. Com isso temos um time de engenheiros que avaliam mensalmente o condomínio e os parceiros que viabilizam as manutenções preventivas, corretivas e evolutivas. A maioria dos síndicos deixam para contratar uma empresa de engenharia quando a edificação está condenada parcial ou totalmente. As estruturas prediais são feitas para durarem décadas ou séculos, mas como qualquer estrutura deve ser bem mantida e muito bem cuidada, na falta de manutenção a vida útil das estruturas cai consideravelmente.
O síndico deve se preocupar com as vidas que administra, pois é o responsável civil e criminal, caso tenha algum problema que foi ocasionado por omissão.
6-) Cite Quais são os principais desafios no seu condomínio, no dia-a-dia?
Resp: Volume de demandas dos moradores, na maioria dos casos temos demandas que impactam a nossa rotina de solicitações que não são de nossa responsabilidade, mas que temos que tratar de alguma forma para atender a nossa comunidade.
Quando o síndico recebe um condomínio resort com milhares de serviços disponíveis, o papel é de manter e gerir, mas quando a missão é de criar um novo condomínio e implantar do zero novos serviços, o grande desafio são as limitações de espaço físico, regras e o próprio público que tem necessidades distintas.
7-) Na sua opinião, quais são os elementos de sucesso para um bom Síndico e como os condôminos podem ajudar na Gestão? Resp: Entendo que não existe um elixir mágico ou alguma fórmula campeã do sucesso.
Acredito que em trabalho duro a longo prazo, mas vemos que milhares de síndicos são muito bem-intencionados, mas nem sempre tem sabedoria para realizar da forma correta. Então elementos que eu não abro mão na minha gestão é a TRANSPARÊNCIA, HONESTIDADE, PACIÊNCIA, HUMANIDADE, DISCIPLINA, COMPARTILHAMENTO, AGILIDADE, CELERIDADE E RESILIÊNCIA.
😎 Com respeito a acessibilidade, sustentabilidade e educação ambiental quais são os desafios?
Resp: Todos os possíveis, a maioria dos condomínios evoluíram pouco neste sentido, precisamos criar uma estratégia para todos os condomínios juntos e ao mesmo tempo criarem acessibilidade e sustentabilidade ambiental, pois é um assunto crítico e pouco se caminhou neste sentido.
Quanto a acessibilidade, temos evoluído bastante, as nossas entradas e saídas são bastantes acessíveis, mas precisamos investir bastante e mudar totalmente a nossa cultura para termos um condomínio sustentável do ponto de vista ambiental.
9-) Hoje a segurança é uma questão primordial, quais medidas foram ou são tomadas para melhorar esta questão aqui no condomínio?
Resp: Entendemos que o ser humano a cada dia se sente mais inseguro, e o condomínio deve ser um lugar de paz, tranquilidade e descanso.
Com isso o nosso condomínio é privilegiado com duas entradas e saídas de pedestre, bicicleta e veicular, em vias públicas distintas. Para atender essa demanda, construímos mais uma guarita, reformamos a outra, estamos implantando controle de aceso biométrico para pedestres e sistema de tag’s para controle de bicicletas e veicular, além de todo o processo de capacitação do nosso time na condução de visitantes, entregadores, terceiros, fornecedores, moradores e proprietários.
10-) Qual a mensagem você passaria para futuros síndicos?
Resp: Todas as vezes que dou palestra como presidente da ABRASSP-DF digo para o síndicos que somos ferramentas de Deus e que devemos cuidar com amor e carinho da nossa comunidade, mas que acima de tudo somos brasileiros e jamais desistimos, então deixo a mensagem para aquele síndico que tem sido um verdadeiro herói que por mais sacrificante que tenha sido sua gestão, não desista nunca, que suas forças humanas seja renovadas e siga em frente pois a conquista é maior do que os desafios.