A Síndica em Destaque da coluna este mês de MABMaio de 2022, é o síndica Gerlane Matos (foto) em seu 3 mandato, do Condominio Spazio Acqua Club com 688 apartamentos, mais de 3 mil moradores Aracaju-SE.
1 – O que é ser Síndico pra você?
Ser Sindico requer mais do que disposição. Requer habilidades para conviver harmonicamente com moradores, solucionar problemas, gerenciar os recursos, prestar contas, estar atento as manutenções e a segurança do condomínio.
2 – Como você faz pra conciliar suas atividades pessoais, com a de Síndico?
É uma missão complicada, devido a convivência muito próxima da família e do cargo que ocupo, mas não é impossível de ser realizada.
O fator primordial é manter a disciplina, elaborando um planejamento mensal e dando prioridades as que deverão ser atendidos a cada dia. É importante definir seus horários de trabalho, se não fizer isso, os condôminos poderão se sentir livres para resolver problemas em qualquer momento e local e por último não absorver todos os problemas, um síndico costuma ser conhecido pela habilidade em solucionar conflitos, mas ter equilíbrio emocional é com certeza, um grande diferencial.
3 – Quando assumiu o condomínio quais dificuldades encontradas e qual o maior problema que enfrentou no seu condomínio?
Quando assumiu um condomínio encontrei algumas dificuldades com por exemplo o alto índice de inadimplência, considero esse ponto importante porque impacta de forma direta no bom funcionamento do condomínio, outro problema encontrado está relacionado com a falta de manutenções prediais, outro problema que encontramos está relacionado com a segurança, havia um déficit no sistema de monitoramento, pois o número de câmeras não era compatível com a necessidade do nosso condomínio. E o maior problema que enfrentei quando assumi, foi o valor da dívida deixada por gestões anteriores, equivalente a 2 vezes a nossa arrecadação mensal e o nosso condomínio estava negativado nas instituições financeiras.
4 – Quais foram as melhorais implantadas na sua gestão e qual economia o condomínio obteve com a implantação dessas melhorais?
Uma das melhorias que trouxeram resultados positivos foi à captação de água de poços artesianos em nosso condomínio, pois temos uma extensa área verde, onde o custo de água da operadora concessionária foi reduzida praticamente a zero. Fizemos revisões nos contratos dos prestadores de serviços, gerando mais qualidade a um menor preço. Iniciamos também um trabalho de conscientização e monitoramento de horas extras dos funcionários, havendo a diminuição significativa na folha.
E a outra melhoria que tem gerado resultados positivos, foi a instalação de placas fotovoltaicas em nosso condomínio, produzindo energia solar, que está sendo abatida na conta de luz.
5 – Quais foram as principais mudanças impactadas pela pandemia em seu condomínio?
A pandemia trouxe como conseqüência, mudança de alguns hábitos. A principal mudança e que gerou impacto, foi o fechamento total das áreas comuns no início da pandemia e com isso os moradores passaram a maior parte do tempo dentro das unidades, seja para trabalho ou para cumprir o isolamento social. As crianças também passaram a serem mais presentes em casa, são situações que trouxeram marcos diretos na convivência com os vizinhos. O nosso condomínio Seguiu todas as diretrizes das autoridades públicas o município do estado. Fomos o primeiro condomínio a adotar boas práticas quanto aos processos, aos cuidados básicos e as recomendações dos Órgãos.
Garantimos o distanciamento social, a higienização nos espaços, as sanitização dos ambientes, trabalhamos com comunicação, orientando os moradores, definimos horários de funcionamento de alguns espaços, delimitamos a quantidade de pessoas por espaço, passamos a utilizar o agendamento prévio das áreas comuns, fizemos a colocação de dispensers de álcool gel em todas as áreas.
6 – Qual o papel da administradora de condomínio e como ela pode ajudar o síndico?
A administradora auxilia o síndico, orientados sobre os aspectos condominiais. Ela pode ajudar dando um suporte as atividades administrativas, de recursos humanos, orientações financeiras, assuntos jurídicos e todo suporte em assembléias.
7 – Você conhece a Lei Geral de Proteção de Dados? Seu condomínio está preparado para cumprir as exigências da LGPD?
Sim. Com a implantação da Lei Geral de Proteção de dados, buscamos nos atualizar junto com administradora quanto a gestão de dados dos moradores, para que os mesmo permaneçam armazenados e protegidos. E no que se refere à administração interna do condomínio, fizemos uma capacitação com os porteiros juntamente com o administrativo, para que eles possam explicar aos visitantes e prestadores, que os dados armazenados é apenas para controle interno e permanecerão em total sigilo.
8 – Como os condôminos / moradores podem ajudar na Gestão e melhorar a performance do síndico?
A participação dos condôminos na gestão é essencial, o síndico deve ser sempre receptivo a ouvir sugestões e críticas construtivas.
A principal contribuição seria a participação mais efetiva dos condôminos em assembléias, tendo assim um maior poder deliberativo. Outra contribuição Importante seria utilizar os meios de comunicação que o condomínio disponibiliza, através de aplicativos e o livro de registros, deixando assim suas sugestões e reclamações.
9 – Com respeito a acessibilidade, visto que recentemente um condomínio de Brasilia foi condenado a indenizar morador cadeirante, como o síndico deve encarar essa necessidade?
Os critérios básicos para a promoção da acessibilidade, Destinado às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, já fazem parte dos padrões técnicos do nosso condomínio.
Possuem espaços adaptados à acessibilidade, como por exemplo, as rampas de acesso, vagas de estacionamentos para embarques e desembarques próximo aos elevadores, os banheiros das áreas comuns possuem barras de apoio nas laterais, mais espaço, com vasos e pias adaptadas.
Todas essas medidas são essenciais para tornar a população mais inclusiva, fortalecendo a empatia com as pessoas que necessitam dessas adaptações.
10 – Segurança é uma questão primordial, quais medidas são tomadas para melhorar o acesso ao condomínio?
Realizamos treinamentos com os porteiros do condomínio. Outra melhoria foi a criação da central de monitoramento, onde os porteiros tem acesso a todas as câmeras, os pontos principais de entradas e saídas. Adotamos o controle de entrada e saída de visitantes, criando algumas normas. Outra medida tomada foi estabelecer regras para o sistema de delivery e de entregas De encomendas, onde o porteiro entra em contato com morador solicita sua presença na portaria. Outra medida é o controle de acesso veicular onde todos os carros são registrados no sistema com o nome do morador torre e seu apartamento.
11 – Toda edificação necessita de cuidados especialmente as manutenções periódicas, seguindo manuais das áreas comuns, normas e legislação vigente. Como você está lidando com obras, reformas e manutenção em seu condomínio?
Acredito que nesse contexto da pandemia a reforma de condomínios, deve ser a ter apenas aquelas consideradas fundamentais para o funcionamento do condomínio.
No momento estamos efetuando somente as manutenções preventivas e periódicas para segurança bem estar de funcionários e moradores.
12 – Qual a mensagem você passaria para futuros síndicos?
Para ser síndico requer bom senso, paciência e, principalmente, conhecimento multidisciplinar para administrar condomínios e nesse cenário atual que estamos vivendo, vai exigir ainda mais dos novos síndicos essa adaptação tecnológica, melhor capacidade de gestão de conflitos, comunicação efetiva e gerenciamento de equipe.