Junho

Uma das temporadas mais emblemáticas do Cerrado — principalmente para quem mora em Brasília — começa agora, com a chegada da seca. O período de florada dos ipês na capital federal está prestes a iniciar, proporcionando cenários exuberantes e presenteando a cidade com ruas mais coloridas.

Leia mais: Maduro ignora críticas e diz que ‘Consenso de Brasília’ abrirá nova etapa de integração da América do Sul

[

Em Brasília, a fase começa, tipicamente, em junho, com os ipês-roxos. Hoje, a árvore nacional que virou símbolo da cidade conta com 270 mil espécies, de diferentes cores e em todas as regiões administrativas. Em novembro, a Companhia da Nova Capital (Novacap) iniciará o plantio de 40 mil mudas.

As sementes são coletadas de ipês cultivados em um raio de 400km, do Distrito Federal ao Entorno. Depois do plantio, as equipes da Novacap acompanham o desenvolvimento das espécies, para prevenir o aparecimento de pragas e fungos.

Quando as mudas completam três anos, com porte de 80cm a 1,5m, elas deixam os viveiros da Novacap para serem plantadas pela capital do país, segundo o Departamento de Parques e Jardins da companhia. As árvores começam a florir a partir de então.

Neste ano, porém, algumas floradas podem ter aparecido em maio, devido à queda nas temperaturas, o que pode antecipar o processo.

Fonte: Metrópoles

Especialista em Marketing de Médias e Pequenas Empresas| Jornalista | Analista de Marketing| Freelancer| Designer

Deixe Uma Resposta