Desperdício de água

Segundo estudo realizado em 79 edifícios em Salvador (Antônio Mendes e Luiz Moraes, 2006), 89,87% apresentaram algum tipo de vazamento. O estudo ocorreu tanto nas áreas comuns quanto em unidades internas. Desses, 21,13% apresentaram vazamentos tanto nas áreas comuns, quanto instalações internas dos apartamentos, 57% somente nos apartamentos e 21% somente nas áreas comuns.

Como mitigar os danos com inovação e tecnologia?

[

Síndicos experientes e profissionais já sabem que o dano provocado por um vazamento aparente ou não aparente é proporcional ao tempo em que se demora para resolvê-lo; por isso monitoram diariamente o consumo de água, identificando rapidamente uma variação anormal de consumo nas instalações gerais da edificação. A Akvofluo, premiada como Startup Destaque pela FAPDF desenvolveu um sistema inovador para ajudar os síndicos a monitorarem o consumo de água de forma profissional com alertas e relatórios automáticos, o que tem ajudado muitos condomínios em Brasília a evitarem desperdícios e reduzirem o consumo.

Visto que não há como prever quando uma chave de boia pode estragar, uma válvula de descarga pode ficar presa ou mesmo um cano subterrâneo rachar, é importante realizar o monitoramento do consumo diariamente para agir rapidamente se observado alguma anomalia. Para que você leitor possa ter parâmetro, uma simples válvula de descarga presa pode gerar prejuízos superiores a 3 mil reais se descobertas tardiamente; enquanto uma chave de boia desregulada pode causar prejuízos superiores as R$30.000,00 reais.

Onde procurar e o que fazer?

Para facilitar a identificação, é importante que o síndico, gestor e/ou encarregado separe o sistema hidráulico em trechos: (I) entre registro geral e reservatório inferior,(II) reservatório inferior, (III) entre reservatório inferior e superior, (IV) reservatório superior, (V) prumadas e pontos da área comum que podem ser alimentados por qualquer um desses trechos. Outra dica: caso tenha suspeita de desperdício nas unidades internas, verifique as caixas de esgoto durante a madrugada, não é normal que tenha água corrente durante esse período. Com essa prática você consegue eliminar grande área de busca, economizar, tempo, energia, água e dinheiro.

Além de ações de contingência, o que é importante para evitar desperdícios de água?

Uma gestão profissional de água é composta de (I) monitoramento constante, (II) gestão de contingência, (III) gestão de conscientização e (IV)otimização do consumo. Portanto, é importante realizar vistorias e manutenções periódicas, conscientizar e educar os condôminos, iniciando pelo básico. É imprescindível obter parâmetros e dados para comparação e por fim, instalar dispositivos eficientes de consumo.

“Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, e não há sucesso no que não se gerencia” William Edward Deming

Questione se o seu condomínio tem um consumo adequado para o padrão de (I) unidades internas, (II) áreas comuns, (III) área de lazer, (IV) irrigação e (V) frequência de lavagem de áreas comuns. Outra dica importante: a escolha de uma empresa terceirizada para limpeza, pode impactar diretamente nos custos do consumo de água do seu condomínio. É interessante medir isso.

Valorização e atualização imobiliária

Realizar uma boa gestão, com manutenção preventiva e corretiva eficaz preserva a integridade da edificação. Entretanto, àqueles que não se atualizarem, utilizarem tecnologia, implementarem sustentabilidade (eficiência associada a preservação de recursos naturais) e modernizarem seus condomínios poderão comprometer a atratividade de seu patrimônio e diminuir a rentabilidade de seus investimentos, visto que o mercado imobiliário encontra-se cada vez mais competitivo.

“A gestão otimizada e profissional de recursos hídricos não é trivial, mas pode ser fácil. Aqui tentamos informar ao leitor (gestor, síndico e morador) um pouco fundamentos essenciais que todos que moram em condomínio deveria saber. Nós da Akvofluo estamos a disposição do ecossistema condominial para trazer sustentabilidade, inovação e tecnologia de qualidade” Luís Fernando, Engenheiro e Fundador da Akvofluo, autor e responsável pelo artigo.

Matéria produzida pela assessoria de comunicação da Akvofluo

Leave A Reply