Livros e Manuais

Condomínio & Você

Práticas De Gestão Condominial

“Este volume foi preparado tendo como norte a dinâmica dentro do con­domínio, ressaltando práticas correntes na sua gestão. Os assuntos, ou temas, estão associados às dez categorias selecionadas – administração, assembleia, convivência, financeiro, lazer, manutenção, nor­mas, segurança, síndico e sustentabilidade.

Relativamente fácil entender o porquê da sequência adotada:

1. A existência formal desse instituto chamado condomínio edilício passa pela observação às normas, aos preceitos legais que o regem.

2. O condomínio, formalmente instituído, terá que ser administrado em consonância com as regras a ele pertinentes.

3. A assembleia, órgão deliberativo na sua estrutura administrativa, é o foro adequado e legítimo onde, democraticamente, os comunheiros expressam seus pontos de vista.

4. Os recursos financeiros necessários precisam ser rateados e arrecadados.

5. É preciso, então, providenciar a manutenção de todo o edifício, seus equipamentos e instalações.

6. A segurança está intimamente ligada a essa manutenção e à utilização que se faça das áreas comuns.

7. Priorizada a segurança, as áreas de lazer são os locais onde haverá maior convívio entre os condôminos.

8. Essa convivência será regulamentada para que não haja excessos de parte a parte, respeitando-se os direitos de cada um.

9. Viver de forma sustentável é nossa obrigação, e independe do local onde habitamos.

10. E, finalmente, o síndico, a figura central de todo esse microcosmo, que foi, propositadamente, deixado ao final, exatamente para que se tenha a real dimensão de tudo quanto está sob sua alçada e a quem recai toda a responsabilidade de conduzir a administração do condomínio.

O Condomínio & Você – Práticas de Gestão Condominial, novo livro de Orandyr Teixeira Luz, traz princípios da administração condominial de forma coloquial, descon­traída, estabelecendo uma conexão forte e verdadeira com o leitor.

Esta edição surge depois do enfoque dado às despesas de condomínio pelo novo Código de Processo Civil, elevando os créditos delas decorrentes à categoria de títulos executivos extrajudi­ciais, e enfrenta temas que, às vezes, não se encontra em outras obras, como ata notarial, condomínio fasea­do, eleição em dois turnos, locações de curta duração, mensageiros, trabalho em casa, e outros. Foi elaborado ao final do volume, para facilitar a pesquisa, além do índice remissivo, o índice de assun­tos em ordem alfabética, e alguns termos – sublinha­dos.

 

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Faça seu anúncio no JS pelo WhatsApp
Close