Administração CondominialArtigosEdição JS Nr 391, Nov 2018Edições

Desafios, superados com persistência e dedicação

“ Síndico em Destaque ’’

Reportando a continuidade da coluna Síndico em Destaque, a entrevistada desse mês é a síndica Doani Batistussi, do condomínio Residencial Athenas (foto), localizado na QRSW 7 a 14, do Sudoeste que cita os desafios que enfrentara assim que iniciou seu trabalho, conseguindo superá-los com persistência e dedicação, a começar com as empresas prestadoras de serviços de manutenção, preço exorbitante fixado nos contratos.

Doani Batistussi, síndica do
Residencial Athenas

Conseguiu baixar esses preços e pode também executar diversas obras, principalmente corrigindo infiltrações que atingiam 40% das unidades.

Entre outros obras, implementou novo sistema de segurança eletrônica(CFTV) e interação e participação dos condôminos nessa área, onde cada um deles é responsável pela sua segurança e de outros condôminos.

JS-) O que é ser Síndico para a Sra, ?

Doani- Ser síndico vai além de ter boa vontade, o síndico deve ter conhecimentos específicos das diversas áreas tais como administração, contabilidade, gestão de pessoas, manutenções, legislações, principalmente Código Civil e a Lei 4.591/64 dentre outras, e além disso combater a inadimplência no seu condomínio e principalmente gostar do que faz.

JS) Como a Sra. faz pra conciliar suas atividades pessoais, com a de Síndica?

Doani- Sou Síndica Profissional e tenho como atividade principal a administração de condomínios. Concilio meus horários de trabalho com a necessidade de cada condomínio, pois a realidade de um é diferente de outro. Procuro gerir meu tempo com muita eficiência, a fim de conciliar também minhas necessidades pessoais.

JS-) Quando assumiu quais os problemas e dificuldades encontradas e qual o maior problema que enfrentou?

Doani- Assumi o condomínio devido à renúncia do síndico, os principais problemas com infiltrações, SPDA fora das normas, problemas com empresa de gás, empresa de manutenção de elevadores, contratos com valores abusivos.

O maior desafio quando assumi o condomínio foi sanar uma infiltração no telhado que afetava 40% das unidades, visto que os condôminos estavam insatisfeitos com a situação que permeava a muitos meses desde a antiga gestão, diante do agravamento com passar dos anos.

JS-) Quais foram as melhorais implantadas na sua gestão e qual economia o condomínio obteve com a implantação dessas melhorais?

Doani- Quando assumi o condomínio renegociei os contratos, pois percebi que os preços estavam acima do praticado no mercado, e com isso consegui manter a taxa ordinária. Como melhoria direta reformei todo o telhado, trocando todas as telhas, e ainda negociei com a empresa alguns serviços de cortesia, dentre eles, a correção das infiltrações nas unidades e ainda nas laterais do edifícios gerando assim uma economia de aproximadamente 30% em relação ao gastos relativos aos serviços ora citados.

JS-) Como faz para manter atualizada a inspeção predial?

Doani- Tenho tudo muito organizado e planilhado, e é de crucial importância que na previsão orçamentária conste os gastos com as devidas manutenções. Como síndica sou muito organizada e procuro sempre contar com bons profissionais e prestadores de serviços. Ressalto que é de extrema importância contratar profissionais qualificados.

JS-) Cite Quais são os principais desafios no seu condomínio, no dia-a-dia?

Doani- Manter tudo em ordem e evitar que os problemas afetem o dia a dia dos condôminos. Em condomínios não tem dia nem hora para acontecer os imprevistos, cabe ao síndico solucionar tudo da maneira mais ágil e eficiente, por isso a importância de contar com bons profissionais. Cabe ressaltar que, antes de contratar qualquer prestador de serviço procuro ter certeza que, aquela empresa atenderá o condomínio com as suas devidas necessidades a qualquer hora que for acionada.

JS-) Na sua opinião, quais são os elementos de sucesso para um bom Síndico e como os condôminos podem ajudar na Gestão?

Doani- Um bom síndico tem que ser organizado, prestativo, agregador, dinamizar as coisas ser um bom mediador, um bom líder, saber ouvir, ser uma pessoa que saiba lidar com críticas e ser proativo diante dos inúmeros desafios.

Em relação aos condôminos é muito importante a participação dos mesmos nas assembleias, fiscalizar os atos do síndico, e contribuir de forma indireta com as necessidades do condomínio. É bem melhor trabalhar com uma gestão compartilhada, ou seja, envolver todos os moradores no dia a dia do condomínio.

JS-) Com respeito a acessibilidade, sustentabilidade e educação ambiental quais são os desafios?

Doani- Os maiores desafios é trabalhar a conscientização dos moradores sobre a importância desses temas. Acessibilidade apesar de ter uma Lei específica não é cumprida, visto que as pessoas precisam entender que estamos falando de violação de direitos básicos. Quando há violação do direito de alguém ou permito que isso aconteça, eu abro precedentes para que violem outros direitos meus ou dos outros.
Em relação à sustentabilidade e a educação ambiental deveriam fazer parte do conteúdo escolar, pois é uma questão primordial para a convivência harmônica entre os moradores do condomínio, gerando um crescente aumento na qualidade de vida de todos.

JS-) Hoje a segurança é uma questão primordial, quais medidas foram ou são tomadas para melhorar esta questão aqui no condomínio?

Doani- Dentre as medidas tomadas nesse condomínio foi sugerido em assembleia a troca de todo o sistema de CFTV, além é claro em envolver os colaboradores nesse processo, aumentar a segurança através de orientação e treinamento, como por exemplo checar a identificação dos visitantes de forma mais rígida. É muito importante a participação de todos os moradores e como síndica procuro envolve-los e conscientizá-los, pois em condomínio a segurança de um é a segurança de todos.

JS-) Qual a mensagem você passaria para futuros síndicos?

Doani- Primeiramente que não se candidate ao cargo para sanar suas dificuldades financeiras, busquem se qualificar cada vez mais, pois são muitas as responsabilidades e desafios nessa área, sejam transparentes em suas gestões, prestem contas, crie um canal de diálogo entre os moradores, tenha o conselho como um aliado para uma gestão compartilhada, seja um líder, um mediador, aprenda a aceitar as críticas, controlar suas emoções, e por fim faça tudo com muito amor, pois lhe damos diariamente com pessoas que um dia sonharam tanto em adquirir um dos seus maiores patrimônios que é a “Casa Própria”.

 

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Faça seu anúncio no JS pelo WhatsApp
Close