Vejam aparelhos, sistemas e recursos de segurança que estão disponíveis no mercado e que podem fazer a diferença para o seu Condomínio tornar-se mais seguro.
Nos últimos anos, assaltos e invasões a condomínios, sejam eles residenciais, de atividade comercial, de característica mista, de shoppings, enfim, estão se tornando frequentes, e os criminosos têm agido das mais diferentes maneiras.
Leia Também:
- O condomínio pode obstar a entrada de entregadores do iFood e motoristas de aplicativo?
- A legalidade das assembleias virtuais x Convenção de Condomínio
- A compra e venda de imóvel pertencente a menor de idade
A verdade é que, para garantir a segurança dos condôminos, não basta ter condôminos conscientes, funcionários bem treinados e atualizados, precisa-se ter uma equipe de gestores que em conjunto atuem sempre na defesa e na proteção do patrimônio coletivo.
Há algum tempo, a tecnologia vem batendo à porta dos condomínios, que buscaram adquirir equipamentos e sistemas de segurança de boa qualidade, mas não se prepararam para ter uma infraestrutura de informatização que suporte e armazene todos os dados coletados. Seja em que circunstância for, ainda remanescem, atualmente, síndicos que transferem a empresas de prestação de serviços esse armazenamento de dados, desconhecendo ou não procurando saber o grau de sua responsabilidade, enquanto responsável jurídico pela condução da vida do “ente condomínio”.
Com o advento da Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD – Lei 13.709– 2022, mais do que nunca o “ Gabinete do Sindico” ou escritório/sala de administração do condomínio deve possuir equipamentos como: Desktop (computador), teclado, mouse, estabilizador, impressora, mesa e cadeira apropriados ergonomicamente, provedor de internet com sinal e capacidade de tráfego de dados, não menos do que 10 GB. Tudo que aqui foi listado, são itens mínimos necessários e que urgentemente precisam ser adquiridos pelos síndicos, gestores ou administradores dos condomínios no menor espaço de tempo. Segundo a LGPD, caso o “sindico, na qualidade de “PROCESSADOR” dos dados coletados no dia a dia da vida condominial, deixe vazar a terceiros, sem consentimento dos condôminos, seus dados pessoais, inclusive endereço eletrônico, ou dados vinculados à sua unidade habitacional, responderá, diretamente em caso de vazamentos das informações, em especial, quanto à indenização que tiver que ser paga a quem tiver seus dados violados, ou melhor, vazados.
Além da informatização do “Gabinete do síndico” local onde está instalado o escritório ou sala de administração do “gabinete do condomínio”, recomenda-se contratar profissional que possua especialização na elaboração de projetos de segurança, pois de posse do projeto elaborado, poderá a administração do condomínio seguir as recomendações mínimas necessárias para obter-se uma segurança eletrônica dentro das normas previstas pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.
Matéria produzida pela equipe de consultores da ATIVOS MULTISERVICOS – Especializados no desenvolvimento de projetos de informatização e disponibilização de sistema exclusivo de “internet condominial” podendo ser demandados pelo email: [email protected], ou pelo via mensagens de WhatsApp pelo 61-98331-0013 para atendimentos por agendamento e visitas técnicas à dependências dos condomínios interessados.