O mercado imobiliário e os condomínios estão intimamente relacionados, a conexão de interesse entre os dois tem início quando um imóvel é lançado, por exemplo. Cria-se uma concorrência entre as empresas de condomínios, é neste período onde buscam atingir maior capacitação, com especializações e migrando para o digital.
Em 2021, no auge da pandemia do COVID 19, aconteceu uma incrível movimentação no setor imobiliário: o aquecimento nas vendas de imóveis maiores e mais confortáveis. As indicações na OMS (Organização Mundial da Saúde) incluíam ficar em casa como forma de se proteger do vírus que se propagou velozmente pelo mundo e, com isso, veio o impacto quase que automático no mercado. A OctoImóveis vendeu, de maneira surpreendente, os apartamentos duplex disponíveis na Asa Norte – Brasília, empreendimentos da PaulOOctavio, empresa que investe em bons condomínios para bem atender os seus clientes.
No momento da escolha do novo lar, o condomínio é um diferencial. Área de lazer, espaços para crianças, pet e coworking são exemplos procurados pelos compradores, com a chegada dos novos desafios de passar mais tempo em casa. Além da preocupação com das empresas incluindo funcionários mais qualificados e preparados.
Leia Também:
- E-social e as obrigações dos condomínios
- Informatização dos Condomínios
- O condomínio pode obstar a entrada de entregadores do iFood e motoristas de aplicativo?
Economicamente falando, a demanda por condomínios pode afetar o mercado imobiliário geral, uma vez que a compra e venda de condomínios contribuem para o número geral de transações imobiliárias em uma determinada área. Quando há uma alta demanda por condomínios, pode elevar os preços e levar a um mercado de vendedores tanto para condomínios quanto para outros tipos de imóveis.
Do mesmo modo que mudanças no mercado imobiliário geral também podem afetar o mercado de condomínios, como uma queda no mercado imobiliário pode levar a uma menor demanda e preços mais baixos para condomínios também.
Ter uma administração gerida por profissionais capacitados e inscritos no conselho regional de administração, é valorizar o empreendimento, pois os investidores nas unidades habitacionais acreditam que os empreendimentos terão uma resposta à altura da qualidade arquitetônica empregada no empreendimento, e, como em uma empresa, faz-se necessário contar sempre com um quadro de profissionais e de colaboradores (funcionários) treinados e preparados para entregar aos condôminos os melhores resultados que se esperar de uma administração, e pensando nisso recomendamos consultar sempre profissionais que tenham em seu currículo formação em gestão condominial.
A relação entre o mercado imobiliário e o setor de condomínios é aquecida, complexa e delicada, uma vez que mudanças em um podem impactar o outro, significativamente. Face essa complexidade, o consultor e administrador de empresas que consultamos ao escrever esta matéria, o administrador, Dr.José Pimentel – DPO Master – LGPD – com foco nos condomínios, é um dos profissionais que se coloca à disposição dos condomínios, por ser administrador, contador e bacharel em direito, bem como outros profissionais que estão no mercado de administração e gestão de empreendimentos imobiliários e condominial no DF, à disposição para consultorias especificas.
Está matéria foi produzida pela equipe de comunicação e marketing da OctoImóveis tendo à frente o Diretor Geral – Dr. Francisco das Chagas Barbosa – Supervisor de Vendas – Grupo PauloOctávio.