A grande questão que se apresenta é que o Condomínio, embora não seja classificado juridicamente como empresa, possui todas as funções básicas inerentes a esse tipo de organização, exigindo uma administração cada vez mais profissional, onde não há espaço para o amadorismo e improvisação.
É necessário administrar com EFICIÊNCIA e PROFISSIONALISMO., oferecendo um serviço diferenciado conduzido por PROFISSIONAIS, que pretendem AGREGAR VALOR ao atual conceito de Gestão Condominial, a partir de uma visão empresarial do condomínio
Para isso , devem ser utilizadas técnicas empresariais, tendo como base o CICLO PDCA ou CICLO DE DEMING, ferramenta de gestão, composta das seguintes ações:
PLANEJAR, FAZER, CHECAR E AGIR
Muitas pessoas já fazem o uso dos passos do ciclo PDCA mesmo sem ter o conhecimento da ferramenta. Provavelmente você já tenha executado pelo menos algumas das fases de maneira intuitiva.
O primeiro passo è PLANEJAR, pois: Para quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve
A utilização do Planejamento Estratégico no condomínio corresponde ao estabelecimento de um conjunto de providências a serem tomadas pelo gestor para atingir um futuro diferente do passado.
Em primeiro lugar deve ser definida a identidade da empresa denominada condomínio:
MISSÃO –
Porque existimos?
VISÂO –
Aonde queremos chegar?
VALORES –
O que nos guia?
OBJETIVOS –
Que ações devemos realizar?
É preciso definir objetivos mensuráveis com data estabelecida, visando o atendimento à missão e a contribuição ao alcance da visão de futuro.
Leopoldina Mª Colares de Araújo
Mini Currículo:
Aposentada da Caixa Econômica Federal
Graduada e pós-graduada em Administração Pública.
Especialista em Gestão Empresarial e Gestão da Qualidade com enfoque em RH
Consultora em Gestão Empresarial e Gestão Condominial Diretora da ABRASSP
[email protected]
(61) 981812137