Todo condomínio precisa de um síndico. Seja um morador ou um profissional especializado, o síndico é a pessoa responsável por representar e administrar os interesses e negócios do condomínio, o qual responderá civil e criminalmente pelo condomínio.
Para os moradores interessados em exercer a função, muitas vezes surge a dúvida de como se candidatar à síndico e se tornar a próxima pessoa responsável pela administração do condomínio que mora.
Se você está preparado para essa função, mas ainda não sabe como se tornar o próximo síndico do seu condomínio, confira o passo a passo que preparamos para você.
Passo 1: Antes de tudo é muito importante que você se pergunte se realmente possui as características necessárias de um síndico e se estará disposto a valer do seu tempo para se dedicar na rotina que o cargo demanda. Ser síndico é um trabalho que exige muitas responsabilidades que vão além de mediar conflitos, zelar pelo condomínio e manter a boa convivência entre os moradores.
Se você tem espírito de liderança, disponibilidade de tempo e conhecimento necessário para tomar conta da gestão condominial, certamente você está preparado para ser o próximo síndico do seu condomínio.
Passo 2: Se você descobriu que realmente tem o perfil e a disposição para desempenhar a função de síndico do seu condomínio, o passo seguinte é participar das reuniões que acontecem no local. É nelas que você se tornará conhecido pelos moradores e poderá receber o apoio necessário para a candidatura ao cargo de síndico.
Dessa forma, é importante que durante esses encontros você participe ativamente, sugerindo ideias, dando opiniões e propondo melhorias para o seu condomínio.
Passo 3: Após ter participado de inúmeras reuniões, é chegada a hora de você se candidatar ao cargo de síndico. Assim, você deve verificar com a administradora ou com a administração do condomínio quando ocorrerá a assembleia ordinária para eleição da nova administração, momento em que você apresentará a sua candidatura, a qual deverá ser realizada anualmente ou no máximo a cada dois anos, dependendo da convenção do condomínio.
Passo 4: A candidatura deverá ser apresentada na pauta específica de eleição de síndico, momento em que todos os candidatos se apresentam e dissertam sobre suas propostas para a futura gestão aos condôminos. É nesse momento que você precisa utilizar todos os meios necessários para que os moradores entendam quais são as suas propostas de melhorias para o condomínio. Uma dica é ser objetivo, transparente e sempre mantendo a harmonia entre as suas ações e as propostas a serem realizadas.
Passo 5: Finalmente é chegado o momento da votação, definida de acordo com a assembleia, que poderá ser aberta ou fechada. É muito raro que todos os moradores estejam presentes na assembleia, por isso não há previsão na legislação de quórum qualificado, a definição será tomada pelo voto da maioria dos condôminos presentes na reunião.
Passo 6: Caso você tenha sido escolhido para se tornar o próximo síndico do condomínio, cabe agora assumir a função e administrar da melhor forma possível o local. Quando eleito, você vai exercer a função por até dois anos consecutivos, saldo disposição em contrário na convenção, podendo se reeleger através da eleição em uma nova assembleia no final do mandato. Ao assumir a administração, o primeiro passo é estudar a gestão atual e identificar o que deve ser mantido e o que deve ser modificado. Você deve resolver todas as pendências do condomínio e desempenhar o seu trabalho da melhor forma possível a fim de garantir uma boa gestão.
Após você ter esclarecido suas dúvidas sobre como se tornar o próximo síndico do seu condomínio com o nosso passo a passo, lembramos também que se caso você seja eleito é muito importante contar com uma empresa especializada em serviços de administração condominial.
Caso o condomínio ainda não conte com esse tipo de serviço, cabe a você avaliar e propor aos condôminos a contração da melhor empresa para auxiliá-lo no seu trabalho e garantir a boa gestão do condomínio em todos os processos.