Síndico em Destaque

Ser sindica requer mais que conhecimento técnico requer disponibilidade e iniciativa de executar

Coluna Síndico em Destaque

A Síndica em Destaque dessa coluna este mês de Junho de 2019, é a síndica Eliete Zorzin, síndica do Condomínio Olympique, com 567 unidades sendo 552 apartamentos e 15 lojas, na Aérea Especial 04, Guará – DF.

1-) O que é ser Síndico pra você?
Ser síndica para mim é ser uma mediadora de conflitos, é ser uma direcionadora de soluções, é ser uma gestora que planeja, almeja e alcança. Ser sindica requer mais que conhecimento técnico requer disponibilidade e iniciativa de executar junto a sua equipe os interesses, sonhos e expectativas dos condôminos. E saber ouvir os condomínios com saberia de resposta. E estar aberta para ouvir as criticas e pronta para propor soluções. E acima de tudo é gostar de lidar com pessoas.

2-) Como você faz pra conciliar suas atividades pessoais, com a de Síndico?
A decisão de ingressar na carreira de sindica profissional foi tomada em família, juntos traçamos planos incluindo os filhos, amigos, vida social em fim “vida particular”. Definindo os horários de trabalho, traçamos estratégias emergências que demandaria da minha atenção como os “imprevistos” tão presentes na vida dos condomínios. Com planejamento consigo desempenhar o papel de mãe, esposa, dona de casa, amiga e sindica.

3-) Quando assumiu quais os problemas e dificuldades encontradas e qual o maior problema que enfrentou ?
As maiores dificuldades, no começo da minha carreira como sindica, foram: à quebra do paradigma de que eu havia chegado para resolver todos os problemas do condomínio em pouco tempo, quebrar a barreira com os condôminos resistentes a mudanças, inserir a cultura que as normas são importantes para bons resultados e massificar a importância do compromisso de cada um para uma gestão de excelência.
Quanto ao maior problema enfrentado cito o seguimento de regra por parte dos condôminos e o famoso “jeitinho” de burlá-las, esse fato realmente demanda muita sabedoria, conhecimento em gestão de pessoas e expertise para dizer não com sorriso nos lábios.

4-) Quais foram as melhorais implantadas na sua gestão e qual economia o condomínio obteve com a implantação dessas melhorais?
Logo no primeiro dia de trabalho já auditei os contratos para estudo de redução de custo, verifiquei que há contratos bem antigos em que somente há imposição da empresa contratada, ou seja, não houve pesquisas de mercado para negociação dos preços praticados. Faço treinamento com a equipe no dia a dia melhorando os processos existentes e criando novos processos o que impacta em uma melhoria na gestão do tempo dos colaboradores e consequentemente esta melhoria reduz as horas adicionais antes praticadas, ressaltando que eu mesma faço os treinamentos não onerando o orçamento.

5-) Como faz para manter atualizada a inspeção predial ?
Iniciei minha gestão com um diagnostico completo da estrutura predial, feito por um profissional especialista, o qual fornecerá bases e diretrizes para que possamos traçar um plano de execução das manutenções prediais, pois não havia este trabalho recente e nem plano de manutenção no condomínio. Após todos os dados em mãos vou criar a rotina de manutenção se atentando aos prazos das inspeções a serem realizadas. Ressalta-se a importância de contratações de profissionais qualificados, pois em se tratando de manutenção não podemos pensar apenas em preço, mas qualidade também é um fator decisório.

6-) Cite Quais são os principais desafios no seu condomínio, no dia-a-dia?
Os maiores desafios que enfrento, desde que assumi a gestão, são os problemas com as infiltrações em varias unidades o que ocasionou muito desgastes aos condôminos, pois o problema se perdura há anos, vindo da gestão anterior, e sem solução.
Sobre o condomínio possuir uma estrutura de clube, a manutenção e segurança do parque aquático também é um desafio. Outro desafio que encontrei foi conseguir manter a motivação dos funcionários diante de tanto trabalho e com quadro reduzido, o qual eu me deparei ao assumir.

7-) Na sua opinião, quais são os elementos de sucesso para um bom Síndico e como os condôminos podem ajudar na Gestão?
Os elementos que torna uma gestão e alavanca a confiabilidade e automaticamente agrega sucesso ao sindico, acredito ser a transparência, comunicação dos atos da administração e participação dos condôminos nas decisões mais simples do dia a dia. Os condôminos tem papel fundamental no sucesso, pois são eles que avaliam nosso trabalho, e eles podem sim colaborar muito com a realimentação das ações do sindico, com opiniões de melhorias e até mesmo com as criticas que recebidas por um sindico realmente profissional, não apenas no nome, será capaz de filtra-las com a maturidade e rever os atos praticados.

😎 Com respeito a acessibilidade, sustentabilidade e educação ambiental quais são os desafios ?
Acessibilidade infelizmente apesar de lei nem todos respeitam meu desafio e mostrar a importância desse tema aos condomínios, e justificar uma escada adequada na piscina que facilite para pessoa com deficiência.
Quanto à sustentabilidade, vamos implantar no condomínio a reciclagem de lixo em parcerias com as cooperativas especificas. E a educação ambiental, vamos trabalhar com as crianças através do projeto “cuide você da sua planta”. Este projeto e uma horta o qual cada criança vai plantar e cuidar deste local, e com ele vamos mostrar para as crianças a importância da conservação do verde.

9-) Hoje a segurança é uma questão primordial, quais medidas foram ou são tomadas para melhorar esta questão aqui no condomínio ?
Ao assumir o condomínio ampliamos o numero de câmeras, já existentes, e o passamos a monitora-las. Faço o acompanhando de perto os processos executados pelos nossos porteiros, orientando e treinando quanto à importância de serem mais efetivos na solicitação de identificação dos visitantes. Condomínio com boa segurança agrega valor ao patrimônio e tranquiliza os pais que a cada dia escolhe viver em condomínios fechados para que os filhos tenham mais liberdade e os pais segurança.

10-) Qual a mensagem você passaria para futuros síndicos?
Especialize primeiro, faça cursos e pense se realmente quer ser um sindico, não encare a profissão como apenas um “bico” para aumentar seu orçamento ou ter uma fonte de renda. Para ser sindico é preciso saber gerir conflitos, saber filtrar as criticas e transforma-las em melhorias para sua gestão.

Ser sindico e saber ouvir e saber falar, é ser imparcial na tomada de decisão onde o que prevalece e o direito de todos. Ser sindico é um desafio diário é montar sua agenda e não conseguir realizar seus planos na integra, e saber sobre pessoas e junta de dilatação ao mesmo tempo. Pense se realmente você tem habilidades para este desafio que pode ser prazeroso se bem pensado e frustrante se não for decisão analisada.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Faça seu anúncio no JS pelo WhatsApp
Close