Ano 2019Edição JS Nr 397, Mai 2019EdiçõesSíndico em Destaque

Ser síndico requer várias habilidades em uma mesma pessoa

"Síndico em Destaque"

O Síndico em Destaque desta edição de Maio, é o síndico Bruno Apolonio do Condomínio do Ed. Gávea, com 48 unidades, localizado na SQS 113 Bloco F Asa Sul.

1-) O que é ser Síndico pra você? Requer várias habilidades em uma mesma pessoa. Solucionar problemas, conviver harmonicamente com moradores, estar atento à manutenção e à segurança do edifício e ainda gerenciar os recursos para prestar contas aos condôminos.

2-) Como você faz pra conciliar suas atividades pessoais, com a de Síndico?
Tenho um plano de gestão bem organizado e conheço muito bem o meu prédio, pois as responsabilidades do síndico não são poucas e exige uma dedicação de 24 horas por dia. Tenho um diálogo cordial com os moradores e sempre converso com os funcionários para saber sobre os problemas do edifício. Costumo ler, pelo menos uma vez por ano, a Legislação, a Convenção e o Regimento Interno do Condomínio, isso ajuda bastante nas tomadas de decisões., sem comprometer as minhas atividades pessoais.

3-) Quando assumiu quais os problemas e dificuldades encontradas e qual o maior problema que enfrentou ? Quando assumi, descobri a falta de organização dos documentos, projetos, contratos ,etc, que estavam guardados no arquivo do prédio. Passei dois meses fazendo triagem e lendo todos os papeis para entender o funcionamento do condomínio. Organizei por ordem cronológica todas as ações implantadas no edifício ao longo desses quase 60 anos de existência. Com o conhecimento aprofundado, fiz uma vistoria minuciosa em todas as instalações e numa dessas visitas, descobri que tinha que trocar toda a encanação barbará predial. Foi uma ação bem complexa, pois envolveu uma obra em todos os apartamentos.

4-) Quais foram as melhorais implantadas na sua gestão e qual economia o condomínio obteve com a implantação dessas melhorais? Padronizei toda a fachada do prédio, tirei o emaranhado de fios que existiam, reformei as portarias, coloquei sensores de movimento de movimento e lâmpadas de Led em todo o edifício, instalei câmeras , revitalizei os elevadores e voltei a usar o reservatório de água parado há mais de 30 anos. A implantação dessas melhorias reduziu o consumo de energia e água, sem contar com a mudança estética do prédio voltando a ser semelhante ao projeto original.

5-) Como faz para manter atualizada a inspeção predial ? Por conhecer profundamente o edifício, contratei profissionais especializados para fazer um relatório minucioso do prédio. Com este relatório em mãos, tenho um cronograma de ações a serem executadas ao longo dos anos.

Fachada do Condomínio do Ed. Gávea

6-) Na sua opinião, quais são os elementos de sucesso para um bom Síndico e como os condôminos podem ajudar na Gestão? ‘ Conhecer bem o condomínio e seus problemas ,entender as reinvindicações e as demandas dos moradores, conversar com os funcionários e prestadores de serviços, buscando sempre o bem comum. Um boa equipe de funcionários e bons profissionais prestadores de serviços ,formam a espinha dorsal de uma gestão. Sem eles, o planejamento se torna ineficiente. Já os condôminos, podem ajudar compartilhando suas demandas, habilidades e conhecimentos, ou seja, serem ativos e participativos nas assembleias e conselho fiscal.

7-) Com respeito a acessibilidade, sustentabilidade e educação ambiental quais são os desafios ? Posso dizer que moro em um lugar muito privilegiado e digo os motivos: -Há muitos idosos, então o respeito a acessibilidade é seguida, há rampas e fácil acesso para cadeirantes. – Somos a única quadra sustentável de Brasília e recebemos o prêmio de Atitude Cidadã pelo Instituto Lixo Zero Brasil.- A educação Ambiental é levado a sério entre os moradores , funcionários e os alunos que frequentam a escola dentro da quadra. Já o desafio é de aprofundar e de ensinar aos novos moradores sobre os referidos assuntos.

😎 Hoje a segurança é uma questão primordial, quais medidas foram ou são tomadas para melhorar esta questão aqui no condomínio ? Temos câmeras em todo o pilotis , cada portaria possui os telefone das outras portarias de todos os prédios ao nosso redor, possuímos vigilância privada 24 horas ,temos o contato com a polícia e um grupo no whatsApp com uma participação muito ativa dos moradores da quadra. Com estas ações, diminuiu bastante o índice de furtos no local.

9-) O condomínio foi premiado no concurso de coleta seletiva promovido pela SLU e Assosíndicos, nos fala o que foi realizado, e que levou o condomínio a ser um dos premiados ? Sim, ficamos em segundo lugar no concurso de Boas Práticas de Coleta Seletiva em Condomínios 2018. Este prêmio foi a cereja do bolo que faltava em nossa gestão. Fazemos a gestão de resíduos sólidos há dois anos e a cada temporada, aprimoramos nossas ações. Usamos sacolas biodegradável, temos locais diferentes para armazenar cada tipo de resíduo, recebemos 3 vezes por semana a visita de empresa especializada para buscar o resíduo orgânico e duas vezes por semana temos uma cooperativa credenciada para buscar o resíduo reciclável .Hoje sabemos exatamente aonde o resíduo está armazenado e a produção mensal e anual do orgânico e reciclável. Mandamos para o rejeito apenas 3% do nosso resíduo. Para aprimorar mais ainda os conhecimentos na área, faço parte dos membros suplentes do Conselho de Limpeza Urbana ( CONLURB) do DF. Buscando ainda a vanguarda nesse setor, pretendo desenvolver a economia circular com os produtores rurais de orgânicos para fechar o tripé da sustentabilidade que é o social, econômico e ambiental.

10-) Qual a mensagem você passaria para futuros síndicos? Faça uma análise de suas habilidades, e busque conhecimento sobre as áreas que você não domina muito bem, mas que são importantíssimas. As profissões estão mudando, inclusive a de síndico, saímos do amadorismo para chegar ao profissionalismo e faça sempre o seu melhor.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Faça seu anúncio no JS pelo WhatsApp
Close