Especialistas de diversos Estados da Federação e Associações formam o novo corpo docente para capacitação de Gestores Condominiais, Engenheiros, Advogados e Arquitetos
Brasília envelheceu. A cidade planejada por Lúcio Costa, que completou 59 anos em 2019, ecoa sinais de alerta para a ausência de manutenção e vistorias periódicas. O reflexo da omissão e a falta de fiscalização escondem possíveis falhas, causando desmoronamento de viadutos, garagem de edifícios residências e lojas comerciais, além do desgaste de muitos monumentos públicos.
O acidente do Edifico Andréa, recentemente ocorrido em Fortaleza, demonstrou total despreparo da empresa contratada e de seus responsáveis técnicos. Segundo os bombeiros, o prédio que já apresentava problemas estruturais não poderia ter seus pilares ainda mais comprometidos. Um final triste com feridos e falecimento da gestora condominial.
Com tantas tragédias anunciadas e carência de profissionais especializados a nível nacional, o diretor-geral da União de Estudos e Pós-Graduação – UNEPOS, Gustavo Oliveira, percebeu uma grande oportunidade em oferecer mais um curso de qualidade e formação de excelência para os pós-graduandos. Durante os seus 7 anos de existência, promove a ascendência na educação, inclusive com contratos internacionais.
No sábado, dia 2, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer alguns dos professores que compõem a equipe da UNEPOS, que é formada por 90% de Doutores e Mestres e 10% de Especialistas, com larga experiência didática, teórica e prática. Por completo, profissionais de Brasília, São Paulo, Goiânia, Curitiba, Uruguai, Argentina e demais localidades que compactuam com o sucesso no processo ensino-aprendizagem.
O que pensam o corpo docente e especialistas convidados
Eron Saraiva, engenheiro eletricista e presidente do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia do Distrito Federal – IBAPE, falou da necessidade em disseminar as áreas de conhecimento da Engenharia Diagnóstica e gerenciamento de projetos aplicados às inspeções, vistorias e perícias, bem como avaliações de imóveis. “A importância de profissionais capacitados nas áreas de Engenharia e Arquitetura reflete em uma demanda vinda da sociedade. O IBAPE tem essa preocupação e apoiamos pós-graduações, como a UNEPOS, para que os alunos conheçam mais profundamente sua atuação no mercado. E para os síndicos, estamos sempre à disposição para orientar e indicar os melhores profissionais” afirma Eron.
O engenheiro mecânico e da segurança do trabalho, Sérgio Kalinowski, é especialista em meios de combate de incêndio – sistema de gás, hidrantes e rotas de fuga. O curso na UNEPOS terá como finalidade demonstrar na prática o que hoje em dia são encontrados nos condomínios. Segundo ele, a situação é muito grave, pois vários itens, como a casa de máquinas e hidrantes, não estão adequados pela norma e pelas exigências do Corpo de Bombeiro do DF. Sérgio também convida síndicos, moradores e alunos que se interessam em fazer a Gestão do Sistema de Combate de Incêndio.
Para o engenheiro Flávio Costa, hoje a Engenharia Civil, como qualquer outro segmento da área industrial, necessita de especialização e qualificação. As obras estão cada vez mais complexas e abrange maior quantidade de materiais e maquinários. A engenharia está migrando dos processos artesanais para os industrializados com alta tecnologia. Com isso, além do conhecimento mais aprofundado, o desempenho das edificações é primordial, seguindo várias normas como a NBR 15.575, que entrou em vigor em 2013 e com atualizações importantíssimas para garantir a qualidade e a segurança das obras e edificações. Um curso em pós-graduação visa agregar as informações técnicas ao conhecimento prático de desempenho, de obras e de cases. “Hoje a Engenharia deve atuar em 3 módulos integrados nas áreas: acadêmica, industrial e mercado (consumidores – condomínios e grupos empresas) “, explanou Flavio.
O Brasil está pujante e iniciando grandes obras de infraestrutura, condomínios e pontes. E como corpo docente da UNEPOS, Francisco Carlos Mendes Lima, diretor da Mendes Lima e presidente do Instituto Brasileiro de Concreto – IBRACOM, afirma que é de grande importância especializar profissionais e intervenientes do setor construtivo nacional com informações e conhecimentos sobre a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação da tecnologia do concreto e de seus sistemas construtivos, presente em 99% das edificações. E ainda lembrou, na ocasião, que a vida útil das edificações é de 50 anos e merece atenção constante.
Já o especialista de patologias de estruturas, Renato Cortopassi, disse que esse curso é muito importante, pois nós brasileiros não temos o costume de fazer a manutenção das edificações. Como especialista tem várias experiências práticas de problemas estruturais com eventos de colapsos, assim como os ocorridos em Brasília, condomínios e recentemente Fortaleza. Haverá também o curso de pós-graduação de Engenharia, pois faltam profissionais na nossa região e em todo o Brasil que trabalhe nesta área de patologias de edificações. Aproveitou para convidar para o evento Viver em Paz, organizado pela Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal – Sinduscom, no dia 20 de novembro. As palestras serão ministradas por advogados e técnicos de engenharia com objetivo uma proporcionar harmonia entre o condomínio entre as empresas que executam as obras, como entender as garantias.
Emerson Tormann é formado em Eletrônica com especialização em Tecnologia da Informação e Comunicação. Atua, desde o início dos anos 90, em edificações residenciais, comerciais e industriais. Hoje está presidente da Associação de Síndicos do DF – Assosíndicos/DF, aplicando conhecimento de sustentabilidade e eficiência energética para minimizar o consumo de energia e ajudar síndicos e gestores condominiais. Emerson convida a todos os engenheiros, advogados, síndicos e arquitetos para participarem do novo curso e que estão interessados em adquirir conhecimento na pós-graduação da UNEPOS em Gestão e Direito Condominial, como também em Engenharia, pois a cada dia é imprescindível trazer mais qualidade ao mercado condominial através da teoria e principalmente da aplicação prática.
Mário Galvão também ocupa seu lugar como docente no novo curso da UNEPOS. É Engenheiro Civil, Mestre em Gerenciamento de Projetos, MBA em Construções Sustentáveis e Especialista em Fachadas e Engenharia Diagnóstica. Com vasta experiência de mercado convida a todos para uma imersão no curso de pós-graduação em Gestão e Direito Condominial. “Engenharia tem que ser feita por Engenheiros que estudaram anos a fio para se qualificarem para o exercício de tão nobre missão, e que têm a exata noção das suas obrigações profissionais e responsabilidades perante o cliente e à sociedade”.
Com o intuito de elevar a qualidade das avaliações e das perícias a níveis de excelência, o presidente do IBAPE Nacional e engenheiro Wilson Lang apoia o ensino de pós-graduação em todo o Brasil. Em visita a UNEPOS, compartilhou com os participantes sobre a importância do Instituto, que está sempre à frente de iniciativas relacionadas à difusão de conhecimento técnico, treinamento e aprimoramento de uma categoria profissional que vem ganhando importância a cada dia na sociedade brasileira.
Serviço:
União de Estudos e Pós-Graduação – UNEPOS
Local: CAS, Via EPTG, Chácara 35, Lote 5, Salas 201 a 206
Taguatinga, CEP:72110-600 Brasília/DF
E-mail: [email protected]
Telefones: +55 (61) 3254-5334 | +55 (61) 99869-3994
Atendimento: de segunda a sexta-feira de 9h00 às 18h00
Site: unepos.com.br