ArtigosCoaching e Liderança CondominialColunistasDra. Quelem MachadoEdição JS Nr 386, Jun 2018Edições

Você é o dono da bola.

Quem você escala para jogar no seu time, na sua empresa?

Desconfie de quem sempre concorda com você! Parafraseando, Mario Cortela. Assim como na Copa do Mundo, um time de futebol é montado por 11 homens na linha, cada um com sua função e posicionamento. Como seria o seu time se tivesse apenas atacantes? Jogando sempre para frente?

Ou apenas zagueiros, jogando atrás, atuando na linha de fundo? E se, no seu time não tivesse goleiro? Assim como no futebol, seu time, seu condomínio, sua empresa necessita de posicionamentos, pensamentos, atitudes, ações e reações distintas!

Você é o dono da bola. Você vai montar e escalar o seu time. Então, desconfie de quem sempre concorda com você! Ao concordar, você não passará por desgaste, não se cansará, certo? Certo. Nem aprenderá mais, não crescerá mais, não fará novas jogadas e nem vai surpreender o adversário.

Entenda adversário, como qualquer adversidade da vida empresarial e condominial.
E se você prestar mais atenção em quem discorda de você? Quais novas visões e percepções advém de pessoas que discordam da gente? Ao sermos questionados, temos a oportunidade de nos superar, inovar e transformar.

Ao sermos questionados temos a chance de não nos acomodarmos e nem sossegarmos mentalmente. Não podemos fincar morada num único pensamento e posicionamento.
Façamos juntos uma analogia futebolística:um impedimento pode deixar de ser marcado em função do posicionamento do árbitro no campo (sim, eu conheço a regra de impedimento- coisa meio complicada para uma mulher rsrs).

Não estamos a considerar os tira-teimas, ou recursos tecnológicos. A questão está no posicionamento. Prestar atenção em quem concorda com você reforça e valida seus argumentos e ideias, mas prestar atenção em quem se posiciona diferente aumenta o número de possibilidades e jogadas, bem como está te livrando do óbvio.

E como dono da bola, quem você escalaria pro seu time? Pessoas que pensam como você, ou, em determinadas posições (a nível estratégico) escalaria pessoas com perfis, pensamentos e posicionamentos diferentes?

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Faça seu anúncio no JS pelo WhatsApp
Close