Ano 2019Coaching e Liderança CondominialEdição JS Nr 393, Jan 2019EdiçõesSindico em Destaque

VOCÊ INVESTE OU GASTA SEU TEMPO?

“ Coaching Condominial ’’

Sim, ele é vilão quando falta. E quando sobra não o valorizamos. Ele é tão relativo! Dizia Einsten “O tempo é relativo e não pode ser medido exatamente do mesmo modo e por toda a parte”. O que são 10 segundos? Muito ou pouco? Sabemos que é relativo, pois basta segurar uma panela quente nas mãos para sentir a eternidade do tempo ou dar aquele abraço de despedida no seu filho que vai fazer um intercâmbio de 6 meses fora do país para sabermos a velocidade descompassada dos mesmos 10 segundos. Perguntemos também aos milhares de atletas a diferença entre os milésimos de segundo que os separaram da medalha de ouro para a de prata.

O tempo é um grande mestre das respostas. Ele também é cura, bem como pode funcionar como uma prisão. Podemos ser escravos ou reféns dele. Corremos dele ou vivemos correndo atrás dele. Se vivemos nosso tempo intensamente no passado podemos adquirir uma depressão, se o vivemos no futuro podemos nos tornar ansiosos, e se o tempo presente nos consome muita energia vivemos estressados. Não administramos o tempo. Ele é igual para todos. As mesmas 24 horas que o presidente de uma grande nação tem disponível é a mesma nossa. Então administramos o que fazemos com as nossas 24 horas. E aí, onde você investe seu precioso, intransferível, irrecuperável e valioso tempo?

Um livro que ganhou notoriedade em nossos tempos modernos foi o best seller Tríade do Tempo, do empresário e consultor brasileiro Christian Barbosa. Não será o foco deste artigo, mas ele balizará os próximos parágrafos. Então vejamos quem são os heróis da administração do tempo: o Super Homem, o Hommer Simpson (sim, aquele do desenho), o Equilibrista, o Homem de Ferro, e temos o Poderoso Thor.

E para estruturar nosso pensamento, vamos entender as três esferas que compõem a Tríade do Tempo que são: URGENTE, IMPORTANTE E CIRCUNSTANCIAL. Na esfera das coisas urgentes é quando deixamos de fazer algo em algum momento, e agora é preciso ser feito com pressa e na correria, o que era pra ontem acaba tendo que ser feito agora, e correndo o risco de ficar mal feito, gerando um estresse pois não tem mais tempo disponível. Já na esfera importante, é quando fazemos o que temos que fazer, com tempo adequado para a execução de determinada tarefa, é quando fazemos com certo planejamento e organização, podendo até gerar um certo prazer. E a esfera circunstancial, é aquela que fazemos desnecessariamente, ou fora de hora, desperdiçando nosso tempo, bem como não gera resultados.

Vamos analisar os perfis dos heróis:
– Super Homem: se você apaga incêndio todo dia, salva todo mundo, faz tudo em cima da hora, vive resolvendo crises e problemas, é porque tem a esfera URGENTE com a maior porcentagem, seguido da circunstancial. Estresse, cansaço, insegurança e outras doenças podem estar soprando o seu cangote;
– Hommer Simpson: se você faz o que é socialmente aceito, trabalha num local seguro, vive as próprias circunstancias, vive o que está surgindo no momento, sem plano ou projeto. Então sua esfera de tempo CIRCUNSTANCIAL é a maior porcentagem, seguido da urgente. Fadiga, desânimo, mau humor podem ser seus companheiros;
-Equilibrista: se você acaba dizendo poucos nãos, sai do escritório esgotado, onde tudo dói em você olhos, costas e cabeça, está sempre ocupado e preocupado, e se alguém for pedir algo pra fazer de última hora pedirá pra você, pois sabe que o fará. Suas esferas estão equilibradas entre o URGENTE E CIRCUNSTANCIAL. Estresse e cansaço são o mínimo que você sente;
– Homem de Ferro: se você é mais estrategista, organizado, profissional esforçado, sente-se leve ao executar as tarefas, mas assim como Tony Starks (o homem de ferro) acaba por se envolver em outras atividades sociais e brincadeiras, tem como resultado boa relevância social e resultados a médio e longo prazo. Sua esfera com maior porcentagem é o IMPORTANTE, seguido do circunstancial;
– Poderoso Thor: se você consegue executar as atividades propostas e planejadas para o dia, semana ou mês, sobrando tempo para resolver até as demandas circunstanciais, você se encontra na Tríade Ideal. Suas habilidades gerenciais do tempo favorecem até sua saúde.

Então qual é a Tríade Ideal do Tempo? Investirmos nosso tempo nas demandas IMPORTANTE, seguida de URGENTE e depois a CIRCUNSTANCIAL. Façamos primeiro o que tem que ser feito, o que deve ser executado.

Mas não basta ler e se identificar como sendo, a título de exemplo, um equilibrista, e se definir assim. NÃO. Se perceber é um dos estágios para o crescimento e evolução pessoal e profissional. O processo de Coaching traz à luz esse despertar do autoconhecimento.

Das várias ferramentas utilizadas, a Tríade do Tempo, é apenas mais uma balizadora para aqueles que têm dificuldade em administrar e executar suas atividades, pois não sabem se gastam tempo demais em atividades vazias, rotineiras ou desnecessárias, nas quais não geram benefícios ou resultados.

Até o maior dos poetas, no seu livro Ecle 3,1 disse assim sobre o tempo “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu”.
Nós investimos ou gastamos tempo? Ah! Tempo é questão de prioridade já dizia o poeta do google. Quem é a sua prioridade?

Por Quelem Rodrigues
Coach e Analista Comportamental
www.attivare.com.br
(61) 98305-4644

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Faça seu anúncio no JS pelo WhatsApp
Close